COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Saber não queima cabeça. A Internet está a ficar mais lenta

Tendo em conta a evolução que temos vindo a assistir no fornecimento de Internet, parece antagónico afirmar-se que “a Internet está a ficar mais lenta”. Mas a verdade é que o espaço ocupado pelos vários sites está a crescer a um ritmo mais acelerado do que a velocidade das ligações.

De acordo com os novos dados divulgados pelo HTTP Archive, tem-se registado um aumento significativo no tamanho médio das páginas Web que, consequentemente, torna o carregamento das páginas mais longo. Hoje um site tem em média 2,1 MB, o dobro do registado há 3 anos atrás.

Os conteúdos das páginas Web estão a mudar, baseando-se mais em conteúdos multimédia: fotografias, vídeos, música e mais apetrechos para melhorar o design. Tudo isso está mais “pesados” mas, actualmente, são os conteúdos procurados pela grande maioria dos utilizadores. Na verdade, esse tipo de conteúdos ocupa cerca de 75% de um site comum.


Os sites responsivos são também apontados como uma das causas para o aumento do tamanho dos sites, já que requerem conteúdos que se adaptem aos diferentes tipos de dispositivos, requerendo por isso mais programação envolvida.




Para que se tornem em sites mais seguros, são adoptadas criptografias cada vez mais fortes que, consequentemente, tendem a tornar o carregamento da página também mais pesado.

Evidentemente que o congestionamento da rede, a capacidade de processamento, o tipo de navegador e o número de outras páginas abertas irão condicionar a velocidade de resposta das páginas Web.

Na verdade, o carregamento das páginas está mais lento apenas alguns segundos, quase imperceptíveis para o utilizador, mas mantendo-se esta tendência, o tempo de espera por parte do utilizador poderá causar-lhe algum transtorno real.

(Fonte: CNN, via: SAPO)

Obs. editor: Em países desenvolvidos a internet (a par da sua evolução própria) demorou no mínimo uma dezena de anos a implantar-se em pleno.



Sem comentários:

Enviar um comentário