COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ONU muito preocupado com a muro marroquino no Saara Ocidental

O Comitê de Direitos Económicos, Sociais e Culturais está profundamente preocupado que a muro saharaui marroquina impede o pleno gozo dos direitos económicos, sociais e culturais do povo saharaui.


Nas observações e recomendações da sua revisão (Outubro de 2015) sobre o cumprimento de Marrocos com o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC), o Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, sublinhou o seguinte com relação à parede marroquino (berma) no Sahara Ocidental:
...
7. Enquanto estiver a tomar nota das preocupações de segurança levantadas pelo Estado-parte, o Comitê está profundamente preocupado que o berm, fortificado com minas e construído pelo Estado-parte entre a parte do território do Sara Ocidental controlado por Marrocos e o resto do território, prevenir saharaui usufruir plenamente dos seus direitos ao abrigo do Pacto.

8. O Comité recomenda que o Estado Parte adopte medidas adequadas para permitir o acesso saharaui às suas terras e recursos naturais e para se reunir com suas famílias. É incentivada a acelerar o seu programa de desminagem da berma. O Comité solicita ao Estado Parte para fornecer informações detalhadas sobre o gozo pelos saharauis dos direitos consagrados no Pacto em seu próximo relatório periódico.

O Comitê de Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC) é composto por 18 peritos independentes que monitorizaa a implementação do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais pelos Estados partes organismo. O Comitê foi criado pela Resolução 1985/17 do ECOSOC, de 28 de maio de 1985 a exercer as funções de monitorização atribuídas ao Conselho Económico e Social (ECOSOC) da Parte IV do Pacto.






Sem comentários:

Enviar um comentário