COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 2 de junho de 2015

ALERTA / Ébola: País em alto risco

A Cruz Vermelha alertou sobre a possível propagação de Ebola na Guiné-Bissau devido a que na vizinha Guiné após violentos protestos contra os controlos nas cidades fronteiriças do norte da Guiné, forçaram a organização internacional a retirar seus trabalhadores da área.


Ebola epidemia foi detectada na Guiné mais de um ano atrás e já matou mais de 11.000 pessoas na África Ocidental. No momento, a Guiné-Bissau, cujo sistema de saúde é considerada "vulnerável" mesmo para os padrões regionais de baixos, ele não foi afectado pelo vírus mortal.

Agora, um aumento de casos em Boke, província fronteiriça da Guiné, combinado com resistência violenta aos esforços para controlá-lo, têm levantado preocupações sobre a possibilidade de que Ebola se espalha para este país.

Boke, que levou meses sem relatar quaisquer casos de Ebola, seis novos casos registados na segunda metade de maio, o que significou que há uma lista de mais de 230 pessoas que são consideradas em risco de febre hemorrágica contratação , de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sexta-feira passada, uma multidão enfurecida atacou uma delegacia de polícia e edifícios públicos da cidade de Kamsar (Boke) após alguns trabalhadores humanitários da Cruz Vermelha quando estavam tentando identificar uma mulher que se acredita ter estado em contacto com um paciente Ebola.
Dois carros da Cruz Vermelha e da casa de um dos trabalhadores das ONGs foram atacados durante o último fim de semana, enquanto um armazém contendo equipamentos para a realização de enterro seguro para as vítimas do Ebola, visto como crucial para conter o vírus tenha sido queimado.

Corinne Ambler, Comunicação Regional Coordenador da Federação Internacional da Cruz Vermelha, condenou os ataques e disse que estava "muito preocupado" com a possibilidade de que Ebola pode vir a Guiné-Bissau.
Acrescentar que na semana passada, um cadáver derivado de ébola foi transportado num veiculo público.

Sem comentários:

Enviar um comentário