O Ministério da Agricultura e Pescas timorense assinou um acordo com a organização WorldFish para implementar um programa de apoio financiado pela Noruega para o desenvolvimento do setor pesqueiro de Timor-Leste.
A WorldFish vai implementar a primeira fase de um programa de 1,2 milhões de dólares, para os próximos dois anos, financiado pelo Governo da Noruega.
O programa é considerado pelo Governo timorense um "passo importante na melhoria de informação sobre pescas, de exploração do potencial piscatório do país e no desenvolvimento de uma estratégia de pesca para Timor-Leste".
Posteriormente seguir-se-á uma fase de investimento adicional ao projeto que foi assinado por Henning Johansen, da embaixada da Noruega e por Marcos da Cruz, vice-ministro da Agricultura e Pescas.
"Timor-Leste tem grande potencial de pesca mas não tem dados adequados sobre os stocks de peixe disponível. Este projeto ajudará os timorenses a desenvolver uma estratégia piscatória sustentável e, ao mesmo tempo, a alimentar a população", referiu Marcos da Cruz.
Com sede no estado malaio de Penang a WorldFish, criada em 1975, trabalha nas regiões da África, Ásia e Pacifico em mais de 160 projectos que pretendem combater a pobreza e fome através da pesca e da aquacultura.
A aposta é no desenvolvimento sustentável do sector pesqueiro para garantir preços acessíveis aos consumidores mais pobres e um sector economicamente benéfico para as populações.
Sem comentários:
Enviar um comentário