COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O trabalho infantil - o que os dados nos dizem?

Na idade em que as crianças deveriam estar na escola e aprendizagem, milhões acabam de trabalho - às vezes de necessidade e, por vezes à força. Para este ano o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de Junho), vamos dar uma olhada mais de perto os dados preocupantes sobre o trabalho infantil.


Apesar das leis nacionais na maioria dos países, ainda existem 150 milhões de meninas e meninos com idades entre 5-14 afetados globalmente. Nos países mais pobres do mundo, os números ficam ainda mais impressionante: 1 em cada 4 crianças lá estão engajados no trabalho que é potencialmente prejudicial para a sua saúde. As crianças também perca a educação adequada, lazer e liberdades fundamentais, violando seus direitos.

Pior ainda, muitos estão expostos às piores formas de trabalho infantil, como o trabalho em ambientes perigosos; escravidão, ou outras formas de trabalho forçado; actividades ilícitas como o tráfico de drogas e prostituição; bem como o envolvimento em conflitos armados.

E quando as médias globais e nacionais são desagregadas entre as áreas ricas e pobres, urbanas e rurais, ou por género, podemos ver que alguns indivíduos e grupos são muito mais afectados do que outros.

Na Guiné-Bissau, por exemplo, enquanto 15% das crianças em idade escolar  estão envolvidas em trabalho infantil, um escalonamento de 51% das crianças das famílias mais pobres são demasiado. No Egipto e na Colômbia mais de duas vezes como muitos meninos e meninas são afectados. No Peru, onde a criança vive pode fazer toda a diferença - 61% nas áreas rurais trabalham, enquanto que, nas cidades o número de crianças afectadas é muito inferior aos 18%.

O painel interativo abaixo foi criado pela seção de dados e análises da UNICEF por ocasião deste ano do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Ele mostra os últimos dados disponíveis sobre o trabalho infantil a partir de bases de dados globais do UNICEF (2014) e baseia-se em dados das Pesquisas Demográficas domésticos (DHS), Multiple Indicator Cluster Surveys (MICS), e outros inquéritos nacionalmente representativos realizados em países entre 2005─2012. Estes dados também estão disponíveis no mais recente Relatório Situação da Infância do Mundo de 2014.
 
 
(em 2010, 40%)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário