COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Os novos carteis da droga

Ao longo da última década, o tráfico internacional de drogas, experimentou um rápido desenvolvimento na África Ocidental, a ponto de fazer desta região um dos principais centros para os traficantes internacionais.


Desde a América Latina, área de produção, entre 60 e 250 toneladas de cocaína por ano passam por África Ocidental antes de inundar a Europa. O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime mudou-se para Dakar para organizar a luta contra o tráfico, com repercussões políticas e sociais devastadoras na região.

O crítico Télérama TV 2015/06/13

Nós amamos o país...

Nos últimos anos, a África Ocidental tornou-se um centro de tráfico internacional de drogas. A cocaína, em particular, que passa a partir dos países produtores da América do Sul, a ser seguida, vendidos a preços elevados na Europa.

Para avaliar a extensão do fenómeno, Antonio Cascais visitou Guiné-Bissau, onde o exército, todo poderoso e corrupto, beneficia directamente o tráfego; Mali, onde grupos separatistas e islâmicos no norte trabalham com os senhores das drogas; Cabo Verde, o único país da região onde as apreensões e prisões estão aumentando.

Alimentados pelo testemunho (jornalistas locais, os agentes de repressão às drogas ...), este estado de lugares sólidos e argumentou, revela a impotência ou cegueira cúmplice dos governos, a devastação das substâncias sobre as populações locais, a falta de recursos e a inacção da instituições policiais e judiciárias: testemunhar uma sequência surreal onde os repórteres facilmente encontrams um dos homens mais procurados em Guiné-Bissau. Suposto para ser encontrado, disse que o suspeito atesta calmamente enfrentando a câmera, aproveitando a entrevista para proclamar a sua inocência. - Hélène Marzolf




Sem comentários:

Enviar um comentário