COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 7 de junho de 2015

Moçambique: o maior Encontro económico internacional Islâmico

40ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Islâmico de Desenvolvimento está a ter lugar em Maputo

O Presidente do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Dr Ahmad Mohamed Ali (http://www.isdb.org), afirmou que os preparativos estão em pleno andamento no Grupo do BID para a sua reunião anual, que este ano tem lugar em Maputo, DEUS QUEIRA, República de Moçambique, a convite cordial do Governo de Moçambique. Esta é a primeira vez que a reunião do Conselho de Governadores do BID decorre na África Austral , a qual o BID dá prioridade nos seus programas de desenvolvimento e planos. A reunião ocorreu várias vezes no passado numa série de países membros do Ocidente, Oriente e Norte do continente indicando, assim, o firme compromisso do BID de apoiar os esforços de desenvolvimento no continente.

No seu discurso, o Dr. Ahmad Mohamed Ali indicou que a reunião, que começa na Quarta-Feira, 10 de Junho de 2015, sob o patrocínio de Sua Excelência Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique e que contará com a presença de Ministros e de Altos Funcionários do Governo de Moçambique, bem como dos Ministros das Finanças e dos Assuntos Económicos dos 56 países membros do BID. A reunião e os seus eventos paralelos terão igualmente a participação de um número considerável de representantes dos sectores público e privado dos países membros das instituições financeiras internacionais e regionais, bancos Islâmicos, federações de empreiteiros e consultores, bem como dos bancos de desenvolvimento nacionais e de fundos nos países Muçulmanos.

A Reunião do Conselho de Governadores irá analisar uma série de itens importantes e informar sobre a sua agenda, tal como o relatório sobre o Quadro Estratégico Decenal do Grupo do BID, que foi aprovado pelo Conselho de Governadores no ano passado em Jeddah, com vista a ajudar o Grupo do BID a reagir de forma mais eficaz aos desenvolvimentos económicos e sociais nos seus países membros. A agenda inclui igualmente itens sobre a análise do 40º Relatório Anual do BID e da aprovação das contas anuais auditadas do BID, dos fundos especializados e de programas.

Para além da 40ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do BID, serão realizadas igualmente as reuniões anuais dos membros do Grupo do BID, que são a Corporação Islâmica para a Garantia de Investimentos e Crédito de Exportação (ICIEC), a Corporação Islâmica para o Desenvolvimento do Sector Privado (ICD), a Corporação Internacional Financeira do Comércio Islâmico (ITFC) e o Fundo de Solidariedade Islâmica para o Desenvolvimento (ISFD).

O Presidente do Grupo do BID afirmou ainda que este ano a reunião coincidiria com o 15º Aniversário da ICD, cuja Assembleia Geral está prevista a considerar uma proposta de duplicar o seu capital autorizado e o seu capital aberto para a subscrição. Desde a sua criação, o capital autorizado da ICD foi de 2 biliões de dólares e o capital aberto para assinatura de 1 bilião de dólares americanos.

Entre os eventos paralelos da Reunião Anual, haverá simpósios para o debate de questões de importância no desenvolvimento dos países membros do BID, tais como “As Lições Aprendidas do Surto de Ébola na África Ocidental”, “O Papel das Instituições de Desenvolvimento Regional e do Grupo de Coordenação no Desenvolvimento do Continente Africano”, ” O Papel de Comércio no Reforço da Cooperação Económica e a Integração Regional entre os Países Membros do BID”, “Gestão de Conhecimentos em Bancos de Desenvolvimento Multilaterais, “O Papel das Finanças Islâmicas na Promoção da Prosperidade e no Desenvolvimento Inclusivo” e “Reforçar a Indústria de Construção nos Países Membros do BID”. Realizar-se-á igualmente o 10° Fórum Global de Finanças Islâmicas, intitulado “Explorar Soluções Inovadoras para as Micro-finanças Acessíveis em África”.

Importa referir que a República de Moçambique tornou-se um país membro do BID em Novembro de 1995 e desde então, tem mantido boas relações de cooperação com o Grupo do BID. O montante global aprovado até à data pelo Grupo do BID para os projectos em Moçambique é de cerca de 208 milhoes de dólares, incluindo a contribuição para uma série de sectores fundamentais para o desenvolvimento, tais como a agricultura, educação, energia, saúde e estradas. O financiamento é igualmente estendido para as operações de comércio exterior como parte dos esforços do Grupo do BID para promover o comércio entre os seus países membros.

Após a Sessão de Encerramento da Reunião Anual do Conselho de Governadores, uma série de contratos de financiamento serão assinados, seguido de uma conferência de imprensa -conjunta por S. Excª o Ministro da Economia e Finanças da República de Moçambique e S. Excª o Presidente do Grupo do BID.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID).

(Fonte: Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID)

(Dr. Ahmed Mohamed Ali, Presidente do Islamic Development Bank (IDB)



Sem comentários:

Enviar um comentário