COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cabo Verde na tomada de posse do Presidente da Guiné-Bissau

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, vai representar Cabo Verde na cerimónia de posse do Chefe de Estado eleito da Guiné-Bissau, José Mário Vaz (JOMAV), na cerimónia marcada para 23 de Junho, em Bissau.



A confirmação foi dada esta quinta-feira, 19 de Junho, pelo ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Jorge Borges, numa entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV) a partir de Accra (Gana).

Afirmando que o Estado cabo-verdiano recebeu um convite das autoridades guineenses, Jorge Borges disse que o Presidente da República será acompanhado nessa deslocação pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional, Jorge Tolentino.

Sobre a readmissão, na quarta-feira, 18 de Junho, da Guiné-Bissau como membro da União Africana (UA), o ministro lembrou que havia três países que estavam suspensos: a Guiné-Bissau, o Egipto e a República Centro-Africana.

«Foram readmitidos a Guiné-Bissau e o Egipto. A UA considerou que estes dois países restabeleceram a ordem constitucional depois da realização recentemente das eleições», declarou.

«Para Cabo Verde, como país irmão da Guiné-Bissau, é um momento de júbilo acolhê-la de novo no seio da nossa organização como um país democrático e preocupado com o desenvolvimento geral da sua população. É um momento de bastante satisfação para nós, bem como para os outros países que compõem os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa)», sublinhou Jorge Borges.

 


O ministro das Relações Exteriores anunciou que vai participar, a 26 e 27 de Junho, em Malabo (Guiné Equatorial), na XXIII sessão ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da UA, que tem como tema a segurança alimentar.

Nesta quinta-feira o Chefe da diplomacia cabo-verdiana participa, em Accra, no Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), cuja agenda é dominada por questões de segurança, desenvolvimento económico e integração regional.

«Fundamentalmente vamos analisar as preocupações e os interesses comuns dos Estados-membros da nossa organização», disse, salientando que vai estar sobre a mesa um leque variado de assuntos, nomeadamente a segurança, o desenvolvimento económico e a integração regional. Nesta sessão vão tomar posse os novos comissários que foram recentemente eleitos para completar a equipa governativa da CEDEAO.

De acordo com a ordem dos trabalhos o encontro de Accra deverá ainda analisar e aprovar o relatório dos ministros responsáveis pela Segurança e Integração e o Memorando sobre a «Declaração da CEDEAO sobre a situação no Norte da Nigéria», depois dos ataques repetidos do grupo terrorista Boko Haram, que fizeram centenas de mortos e reféns, dos quais mais de 200 raparigas.

Durante a reunião, que será a primeira sessão do Conselho organizada em Accra desde a tomada de posse, em Março passado, do Presidente do Gana, John Mahama, como Presidente em exercício da CEDEAO, deverá ser apresentado e analisado o relatório interino de 2014 do Presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Desire Ouedraogo.

Na quarta-feira, perante o Comité para a Administração e Finanças, tomaram posse os novos juízes do Tribunal da CEDEAO, que agora é dirigido por Maria do Céu Monteiro, antiga Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário