COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 14 de abril de 2015

Transformação dos produtos locais nas tabancas de Oio

União Europeia apoia a transformação dos produtos locais nas tabancas de Oio


Após as actividades ao longo dos três anos do Projecto de apoio a Melhoria da Segurança Alimentar, Promoção Económica das Fileiras Agrícolas e Florestais na Guiné-Bissau e Cabo-Verde, financiado pela União Europeia, pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo Comité Francês para a Solidariedade Internacional, a Federação Camponesa KAFO realizará o acto de encerramento oficial no dia 16 de Abril de 2015 no Centro Camponês de Djalicunda. O acto incluirá a apresentação das realizações e dos resultados alcançados perante a execução da acção, com a participação efectiva das comunidades rurais dos sectores de Mansaba, Farim e Mansoa na região de Oio.

O projecto atingiu um grupo alvo de cerca de 3500 pessoas em 30 aldeias. Entre os resultados atingidos destacam-se os seguintes:
• Redução dos períodos de escassez de alimentos de 4 a 1 mês, graças ao acesso melhorado e durável a sementes diversificadas e de qualidade, à introdução de serviços de lavoura mecanizada e ao apoio técnico dispensado a 600 agricultores,
• Construção e operacionalização dum centro-piloto, baseado no Centro Camponês em Djalicunda, dedicado a:
- Experimentação de técnicas inovadoras de transformação de produtos agrícolas e florestais. O centro já realizou mais de 100 experimentações,
- Controlo de qualidade dos produtos locais através de um pequeno laboratório,
- Produção de sumos, compotas e farinas para venda, nomeadamente em Bissau,
• Implantação de 24 pequenas unidades de transformação e comercialização dos produtos agrícolas e florestais ao nível de aldeia, e profissionalização de cerca de 160 produtores da fileira de transformação agro-alimentar, entre os quais mais de 60% são mulheres.

Para além destas iniciativas, no quadro do projecto foi também estabelecida uma estrutura denominada KAFO-COMERCIAL, oficializada em Maio 2013, cujo objectivo consiste em contribuir para a valorização da produção local, através dum sistema de comercialização e de distribuição (sob a marca "Sabores da Tabanca") duma vasta gama de produtos transformados de qualidade da Guiné-Bissau.
 
A cerimónia de enceramento do projecto do 16 de Abril de 2015 informará também sobre as perspectivas de consolidação, graça a continuidade da parceria entre KAFO, NO-KUMÈ-SABI e ESSOR com o apoio da União Europeia e da AFD, através do projecto FIKIDJA, cuja intervenção será orientada em prol das comunidades rurais de Oio e Cacheu.

(in: União Europeia na Guiné-Bissau em Bissau)




Sem comentários:

Enviar um comentário