COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Empresários desejam melhorias na cobertura de risco na CPLP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal e do Conselho Geral da ELO, António Saraiva entregou esta segunda-feira ao primeiro-ministro um relatório sobre a “Lusofonia económica” onde, entre outros aspectos, se defende o “desenvolvimento de acordos bilaterais para a criação de linhas de seguro de crédito com garantia do Estado de cada país membro” do espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


A ideia, que surge num contexto de descida acentuada das importações angolanas, com grande impacto para as exportadoras portuguesas, visa cobrir “o risco comercial e o risco político”. Outro dos aspectos focados, ao nível do financiamento e investimento, passa pela criação, a nível europeu, “de um mecanismo de emissão de garantias ao investimento realizado por empresas europeias no espaço CPLP”.

Este relatório contém ainda propostas e recomendações em áreas como a formação e qualificação; tributação e segurança social; legislação sobre a propriedade e segurança jurídica; estatutos jurídicos; e protecção recíproca de investimentos.

Primeiro fórum de exportadores da CPLP

Nos próximos dias 26 e 27 de Junho vai decorrer em Lisboa o primeiro Fórum União de Exportadores da CPLP, que deverá contar com cerca de 150 empresários. A União de Exportadores da CPLP, presidida por Mário Costa, pretende desenvolver projectos como uma maior união no sector empresarial e financeiro, um observatório das actividades empresariais, uma marca CPLP, um fundo de coesão económico e social e um centro de arbitragem e de mediação de conflitos. Neste momento está a decorrer um roadshow, que passa por Cabo Verde, Guiné Equatorial, Angola e Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário