COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Naturalmente subscrevo este texto...

Pressinto uma "conspiração" contra a Guiné-Bissau, orquestrada, pelos próprios guineenses. Continuamos sem saber o que queremos, porque o que na verdade queremos é o interesse pessoal e não o Interesse Nacional.


Continuamos a degladiar, feitos inimigos, apenas para sustentação dos nossos interesses pessoais, esquecendo-nos do COMPROMISSO para com o PAÍS, sua afirmação, estabilidade e, quiçá, o BEM-ESTAR COLECTIVO.

Uns e outros, argumentando liberdade de expressão, não têm mais nada a dar ao debate de ideias sobre o país, que não a partilha de informações que deveriam ser confidenciais, ou noutra amplitude, consideradas "Segredo de Estado", de forma distorcida e na estrita observância de uma estratégia de confronto institucional, que vai ganhando espaço e visibilidade, nas suas múltiplas vertentes e "objectivos"...

Precisamos de uma Grave Crise Institucional, "suportada" por conflitos entre os órgãos de soberania...?!

O que é que queremos, afinal?!

Os cidadãos têm direito a serem informados com rigor, com isenção e responsabilidade, quando se trata de dar a conhecer notícias oficiais ou se quiserem, oficializadas.

Não é aceitável num Estado de Direito, que documentos confidenciais, de Instituições do Estado, dos quatro órgãos de soberania, cheguem aos blogues, não com o intuito de informar, esclarecer algo, mas num aproveitamento irresponsável de levar avante uma estratégia premeditada de, uma vez mais, se prejudicar a Guiné-Bissau e todo um Plano de Mudança, visando a ruptura com os males de um passado de cerca de 42 anos. Tenhamos juízo!

Porque é que quem de direito das instituições afectas aos quatro órgãos de soberania, não convoca os órgãos de comunicação social, reconhecidas como tal, para, em conferência de imprensa, dar a conhecer o que quer que seja, tendo em conta a responsabilidade política e jurídica, quiçá, institucional, dos órgãos de soberania, para com o povo guineense?

Como continuar a permitir que documentos confidenciais de instituições da República sejam partilhados nos blogues, antes de qualquer conferência de imprensa ou despacho aos órgãos de Comunicação Social e sem a mínima preocupação com a ética, com a fidelidade para com o Estado e seus assuntos, tidos como segredo, sem serem devidamente observados/preenchidos os requisitos para a fase de divulgação pública?

Que País queremos construir, quando continuamos a fazer tudo para não se concretizar nenhuma Mudança Positiva capaz de nos fazer vislumbrar um futuro mais promissor...?!

Meus irmãos e minhas irmãs, está na hora de evoluirmos!
Está na hora de acabarmos com intrigas; com incitações ao retrocesso, porquanto, é nesse âmbito que as evidências nos levam.

Que Estado, para que Povo?
Que Nação, para que Gerações?

O que é que queremos afinal, que ainda não consegui perceber (desculpem a minha ignorância sobre assuntos da Guiné-Bissau e dos guineenses...)?!

Quando deveríamos estar todos unidos, agradecendo a excelente oportunidade de Mudança que se nos depara, com a ajuda da Comunidade Internacional; trabalharmos cada vez mais e melhor, visando o Progresso do País e o Bem-Estar das nossas populações, não é que resolvemos continuar a brincar com o Sentimento Colectivo; com a República e, porque não, com todos quantos ainda acreditam em nós e nos têm ajudado apesar de também estarem a enfrentar efeitos da crise económica e financeira mundial...?!

Positiva e construtivamente,

Didinho 05.06.2015
 
 
(editor: não me identificando c/ o autor politicamente, subscrevo este texto e, mais haveria a acrescentar, possivelmente)


Sem comentários:

Enviar um comentário