Portugal conquistou, pela primeira vez na história, uma medalha na Olimpíada Internacional de Química. O feito foi alcançado por Alexandre Santos, estudante do 12.º ano da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, que conseguiu o bronze em Baku, no Azerbeijão, onde decorreu a 47.ª edição da prova.
A Universidade de Aveiro (UA), cujo Departamento de Química (DQ) treinou os jovens portugueses que participaram na competição, sublinha que "Alexandre é o primeiro estudante português a alcançar o pódio de uma das provas internacionais mais exigentes e competitivas para os pequenos grandes cientistas de todo o mundo".
Além de Alexandre Santos, integraram a participação portuguesa nesta Olimpíada os estudantes finalistas do ensino secundário Maria Neves Carmona (Colégio Luso-Francês, Porto), Henrique Rui Aguiar (Escola Secundária José Estevão, Aveiro), Francisco Marques (Escola Secundária José Falcão, Coimbra) e Amparo Faustino e Diana Pinto, docentes do DQ da UA.
A equipa, adianta a universidade aveirense, contou ainda com a colaboração de Alzira Rebelo, docente do Colégio dos Carvalhos, instituição que preparou os alunos em técnicas laboratoriais básicas.
Alexandre Santos (à esquerda) conquistou a primeira medalha portuguesa de sempre na competição internacional
|
Sem comentários:
Enviar um comentário