O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) dá início, sábado, no Estádio Municipal de Assomada, um evento desportivo denominado “Desporto para a Vida”, visando lançar a mensagem da prática desportiva através de materiais amigos do ambiente, sem elevados custos.
De acordo com a organização, trata-se de um projecto “Verdeolympics”, concebido em conjunto com a organização desportiva Sportimpact, que, depois de implementar com sucesso o programa em Timor-Leste, escolheu Cabo Verde para ser o próximo beneficiário.
O “Verdeolympics” está a ser projectado para chegar a todas as ilhas do país, principalmente nas localidades mais remotas, enquadrada do no Plano Estratégico do Comité, que assegura divulgação da preservação ambiental através do desporto.
Os eventos “Desporto para a Vida” são co-organizados pela Sportimpact com o maior número possível de grupos e organizações locais, para oferecer à comunidade a oportunidade de experimentar, uma variedade de desportos num só local, normalmente num campo de futebol ou estádio se disponível.
O objectivo é mostrar que não é necessária uma grande infraestrutura, para a realização dos eventos e incentivar os grupos e associações locais a organizarem sozinhas, iniciativas semelhantes no futuro.
Ao longo desta semana, decorreu na Aldeia Infantil SOS da Assomada, um “workshop” com vários dirigentes desportivos e interessados, com o objectivo de dar a conhecer o projecto, e as suas formas de implementação.
Para o COC, o evento em Assomada antecipa a celebração do dia do Desporto para a Paz e Desenvolvimento, que se assinala a 06 de Abril.
Sem comentários:
Enviar um comentário