COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 31 de março de 2016

Conselho de Paz e Segurança da União Africano (reunião 581)

O Conselho de Paz e Segurança da União Africano (UA), na sua reunião 581 st, realizada em 9 de março de 2016, recebeu um briefing fornecido pelo Comissário para a Paz e Segurança sobre os últimos desenvolvimentos da situação na Guiné-Bissau.


Conselho, recordando a decisão tomada pela Assembleia da União, na sua 26ª sessão ordinária, realizada em Adis Abeba, em 30 e 31 de Janeiro de 2016, reiterou a sua profunda preocupação com a crise institucional na Guiné-Bissau. Conselho manifestou também a sua preocupação com os riscos que esta crise pode ter sobre a situação política e de segurança ainda frágil, bem como sobre os esforços para a recuperação económica e social do país. Conselho observou que as divergências que surgiram entre as principais autoridades das instituições do Estado, para além dos relacionados com a interpretação das disposições da Constituição relativas dos respectivos poderes do Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, são de natureza a enfraquecer ainda mais o processo de estabilização Guiné-Bissau.

A este respeito, o Conselho já assinalou as dificuldades que esta situação gera para o funcionamento da administração pública e das actividades económicas, bem como um certo recrudescimento da insegurança e agitação social na cidade de Bissau.
Conselho instou os actores políticos, bem como todas as autoridades políticas e militares da Guiné-Bissau, para exercer a máxima moderação e um elevado sentido de responsabilidade, com vista a encontrar, através do diálogo e consulta, as melhores soluções para as suas diferenças políticas, a fim de preservar os ganhos ainda frágeis feitos, graças aos esforços de construção da paz e reconstrução pós-conflito, com o apoio dos países da região, a UA ea comunidade internacional, como um todo.

Conselho salientou a importância de respeitar a Constituição e marcado a sua disponibilidade para o apoio, se necessário, uma revisão da Constituição, que iria clarificar as disposições, que são uma fonte de interpretações divergentes. Conselho reiterou o apoio da UA para a elaboração de um Pacto de Estabilidade e o processo para a organização de uma conferência sobre a reconciliação nacional.

Conselho saudou os esforços desenvolvidos pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), nomeadamente através da acção do seu actual Presidente, Presidente Macky Sall do Senegal e do ex-Presidente Olusegun Obasanjo da Nigéria. Conselho saudou igualmente a recente visita do Conselho de Segurança da ONU na Guiné-Bissau. Conselho, além disso, tomou nota, com satisfação, das iniciativas tomadas pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em favor da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau.

Conselho concordou em realizar imediatamente uma visita à Guiné-Bissau, a fim de avaliar a situação e identificar as vias e os meios pelos quais ele pode contribuir para a resolução da crise institucional e estabilização da Guiné-Bissau.

Conselho concordaram em continuar a ocupar-se da situação.




Sem comentários:

Enviar um comentário