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Joseph Pulitzer

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Contrabando de Migrantes negócio está crescendo...

Atrás de portões altos de metal na orla da cidade, os migrantes esperam sua vez, não se atrevendo a deixar seus compostos de tijolos de barro - o último posto de preparação antes da viagem perigosa através do Saara e do mar. Mesmo as crianças do bairro sabem onde eles estão escondidos.


Os migrantes já suportam as feridas e cicatrizes da árdua viagem, puxando para cima das pernas suas calças para mostrar onde tinham sido chutados e espancados pela polícia, em toda a linha, do Senegal ao Mali para Burkina Faso para Níger.

Agora eles têm colocado suas vidas nas mãos de conexões locais "homens", contrabandistas que organizam a próxima etapa da passagem perigosa, todo o caminho para o Mar Mediterrâneo.

"Conheço todos os truques, como funciona, de Agadez para a Líbia", disse um homem em uma camisa polo marrom, falando sob a condição de que apenas seu primeiro nome, Mahamadou, seria usado. "Quando eu vejo que as pessoas têm a coragem de atravessar o mar, Eu ajudá-los. É assim que eu ganhar a minha vida. "

Um centro para requerentes de asilo no leste da Alemanha, perto da fronteira com a Polónia. O ministro do Interior da Alemanha diz que é impraticável a longo prazo para a Alemanha para absorver cerca de 40 por cento dos refugiados e requerentes de asilo que chegam à Europa.

Esta antiga cidade do deserto tem sido um ponto de partida principais para os africanos desesperados para deixar o continente durante anos. Mais da metade de todos os migrantes da África Ocidental que chegam a Lampedusa, Itália, passam por aqui - até 80 mil no ano passado - e a Organização Internacional para as Migrações espera que esse número duplique este ano.

Até 2.000 migrantes deixam Agadez cada semana, a última grande parada antes de chegar a Líbia, 620 milhas de distância do outro lado da areia escaldante. E enquanto o governo de Níger começou a reprimir o tráfico, estimulado pelo clamor na Europa sobre a migração ilegal, o negócio dos migrantes que se deslocam está crescendo.

As recentes detenções, rusgas e repatriações ao abrigo da legislação anti-tráfico nova dura medida do governo têm feito pouco para acabar com o tráfico de migrantes lucrativo em Agadez, cuja população permanente é de cerca de 90.000.

Nem com a descoberta regular de dezenas de cadáveres de imigrantes no deserto - um outro grupo de 48 foram encontrados nas últimas semanas, vítimas de desidratação - parou o fluxo de pessoas. Dez traficantes foram presos aqui nas últimas semanas, em pânico migrantes, dos quais 60 também foram arredondadas para cima, e seus manipuladores.

Mas um "conexões homem" - as palavras em inglês são usadas neste antigo posto avançado colonial francês - pode ganhar US $ 50 ou mais por migrante, portanto, uma economia inteira girou em torno deles. Atrás dezenas de altos portões de ferro aqui, em que os moradores chamam "guetos", os migrantes estão se escondendo, em grupos de 20 a 30, à espera do próximo comboio de camionetes através do deserto.

Outro prefeito adjunto, Aboubacar Ajoual, disse que sem uma acção ainda mais firme ", os marfinenses e Gambianos vai invadir a Europa."

Ruas em Agadez azáfama com vigor raro para uma cidade provincial no Níger, um dos países mais pobres do mundo. As bancas do mercado estão cheias de produtos frescos, e a profusão de bancos ocupados com ATMs de trabalho não tem igual fora a capital do país, Niamey - todos os sinais da economia tráfico.

As pitorescas ruas estreitas de de Agadez de tijolos de barro Old City foram quase abandonada por turistas europeus por causa da ameaça de sequestro e terrorismo, mas a nova construção se estende para além do aeroporto moribundo que uma vez que os recebeu - impulsionada, em parte, pela empresa migrante, funcionários internacionais.

"Estas são as pessoas que costumavam trabalhar na indústria do turismo", disse Giuseppe Loprete, chefe da Organização Internacional para as Migrações escritório no Níger. "Eles não se vêem como contrabandistas. Para eles, é um negócio. "

Furtivamente, grupos de dois ou três migrantes entram na rua principal empoeirada para transferências Western Union, sob os narizes de policiais que muitas vezes não questioná-los, apesar da nova lei.

"A polícia está comendo, também", disse Koussa. Payoffs a funcionários corruptos, como ele cuidadosamente reconhecido, juntamente com a forte determinação de migrantes para chegar à Europa, continuam a conduzir o comércio.

"Aqui na África, meu amigo, não há trabalho", disse Mamadu Aliu, um motorista de caminhão desempregado da Guiné-Bissau. "Nós vamos trabalhar como cães se você deixar-nos vir."

Mesmo aqueles em risco de prisão dizem que o dinheiro que o tráfico gera é mais poderoso do que qualquer repressão sobre os traficantes de homens.

"Não é os verdadeiros que ficam presos; os reais estão em cumplicidade com as autoridades ", resmungou um contrabandista vestindo um turbante laranja revelando apenas os olhos, que se recusou a dar seu nome.

Um homem conexões de Senegal Mamadou nomeado, vestido com um fato de treino azul brilhante que parecia novo em folha, ao contrário de grande parte da roupa usada aqui, e ostentando um fone de ouvido Bluetooth, olhou ao redor nervosamente e disse que não queria nenhum problema por parte das autoridades. Seu tio havia sido preso por duas vezes, e ele insistiu que ele tinha deixado o negócio para trás. Mas ele estava pronto para apontar os locais de muitos up-and-running "guetos" na cidade.

"Muitos muitos. Você não pode sequer contá-los ", disse Mamadou. Indignado, ele exclamou: "Esta nova lei está dizendo o quê, exactamente? Ele está nos fazendo criminosos? "

As ligações homens aqui andam nervosos por uma boa razão, e não apenas porque eles enfrentaram prisão. Cada elo da cadeia levando à Europa tinha de ser bem organizado, eles explicaram, pois qualquer erro - uma avaria caminhão no deserto, por exemplo - pode significar a morte e prejuízo para os seus encargos.

"É tudo sobre ter os bons pilotos, o Toubous" - um grupo local étnico conhecido por sua tenacidade - "caras que eu tenho confiança no", disse Mahamadou, o homem conexões com a camisa polo. "Eu entregá-los para esses caras. Então, eu tenho um árabe "no lado líbio.

"O Toubou dá-los para o árabe, e em seguida, o árabe dá-los para o meu povo em Tripoli", a capital líbia, onde podem embarcar barcos para a Europa, Mahamadou acrescentou. Ele disse que tinha tentado migrar para a Europa duas vezes a si mesmo, apenas para não falhar. "Tudo que eu faço é, eu facilitar a viagem, para que eles possam atravessar o deserto em confiança".

É necessário um quadro específico de espírito para a passagem arriscada.

"Não se trata apenas de coragem; é perda de esperança ", disse Mahamadou das circunstâncias de condução migrantes a deixar suas casas, famílias e países para empreender a perigosa viagem para futuros incertos na Europa, se eles torná-lo tão longe.

"Quando você perde a esperança, é melhor para tentar qualquer coisa", disse ele, descrevendo-se como "o morto-vivo" e falando com desdém de seu trabalho, dizendo que "não era um bom trabalho."

Em um chamado gueto na periferia da cidade, os rostos estavam ansiosos e cansados. Um após outro, os imigrantes disseram que qualquer risco era melhor do que ficar para trás nos países africanos desprovidos de oportunidade e de esperança.

Em cada etapa de suas jornadas, segundo eles, a polícia havia extorquido dinheiro com eles. Mesmo quando entregou o dinheiro, eles disseram, eles foram espancados.

"Lá, não há absolutamente nada", disse Sané, um migrante do leste do Senegal. "Estamos indo embora porque temos de encontrar algo para nossas famílias. Nós estamos com Deus. Então, não temos medo. E, estamos muito cansados. Temos de chegar à Europa. "

 
Agence France-Press)
(Thousands of African migrants pass through Agadez, Niger, on their way to Europe via the Mediterranean Sea. Issouf Sanogo)


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