O secretário-geral do partido de François Bozize, antigo presidente da República Centro Africana, foi preso hoje na altura em que se preparava para embarcar num voo com destino a Paris, disse uma fonte partidária.
Bertin Bea pretendia deslocar-se a Paris para o funeral de um membro do Partido da Convergência Nacional (KNK), disse a mesma fonte, que pediu o anonimato, acrescentando que o passaporte do secretário-geral acabou por ser confiscado.
Entretanto, uma fonte policial disse que Bea está a ser investigado desde junho "por incitamento à desordem", não tendo fornecido mais detalhes.
No dia 07 de agosto, Bea anunciou que Bozize queria apresentar-se como candidato ao cargo de chefe de Estado no próximo mês de outubro mas "que o processo estava a conhecer vários obstáculos".
O Governo de Transição na antiga colónia francesa pediu medidas às Nações Unidas contra Bozize no sentido de o impedir de se candidatar às presidenciais.
Bozize, que subiu ao poder através de um golpe de Estado em 2003, foi afastado dez anos depois pelo movimento Seleka que liderou um conflito com contornos religiosos e que afetou as populações muçulmanas e cristãs do país.
O país enfrenta a pior crise desde a independência, em 1960.
Sem comentários:
Enviar um comentário