O novo ministro da Educação timorense, António da Conceição, que hoje tomou posse, considerou a melhoria das infraestruturas e do acesso, especialmente nas zonas remotas, à educação, são as prioridades da sua agenda de trabalho.
"As condições das escolas e a melhoria das infraestruturas são uma prioridade. Devem criar-se condições para os alunos estudarem. E temos que melhorar as condições para garantir um equilíbrio na educação entre a capital e as áreas remotas", disse à Lusa, depois de tomar posse.
"A educação é um direito de todos e temos que garantir igualdade de educação para todos, garantindo que a educação no interior é igual à das cidades", afirmou o ministro do Estado e Coordenador dos Assuntos Sociais.
António da Conceição, que era até hoje ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, substitui Fernando La Sama de Araújo, que morreu no início de junho.
Recordando que o seu mandato é de pouco mais de um ano, antes das eleições de 2017, António da Conceição disse que grande parte das prioridades foi definida pelo seu antecessor.
Ainda assim destacou a vontade de analisar o funcionamento das instituições académicas superiores, nomeadamente para "garantir a qualidade de ensino nos estudos superiores".
"Tenciono ainda concluir um mapeamento da situação das escolas em todo o território, do número de estudantes que vão entrar e dos que vão terminar para determinar exactamente o que é preciso, que infraestruturas e onde devem ser estabelecidas", disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário