COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 23 de novembro de 2013

Mais um grupo de crianças interceptado na fronteira leste do país

Os militares da Guarda Nacional interceptaram, esta quarta-feira, 20 de Novembro, no Sector de Pirada, fronteira leste da Guiné-Bissau, mais um grupo de crianças que tinha como destino a República do Senegal.




Trata-se de um grupo de 21 crianças com idades compreendidas entre os sete e os 16 anos, cujo objectivo de saída era novamente a «aprendizagem da leitura do livro sagrado Alcorão».

A PNN deslocou-se a Pirada ao encontro dos menores. Alguns deles confessaram ter sido contactados pelos seus pais, tios e outros familiares, para realizarem esta prática religiosa no Senegal.

«Disseram-me para ir ao Senegal para a colheita de mancara no campo do nosso mestre corânico. Estou feliz porque apenas estudo árabe», disse à PNN o jovem Tcherno Djalo.

Interrogado pela PNN, um dos pais afirmou que decidiu enviar os seus filhos para o Senegal devido à falta de condições de estudo do Alcorão na Guiné-Bissau.

«Acho que muitas pessoas que estudaram aqui nunca se notabilizaram no país, enquanto aqueles que foram estudar para fora voltam a ser os nossos mestres», disse Calido Djau, habitante da povoação de Camadi Dja Daju, nos arredores de Gabu.

Durante a cerimónia de apresentação destas crianças às autoridades do
Sector de Pirada, Armando Marna, 2.º Comandante-geral da Guarda Nacional, anunciou aos pais e encarregados de educação das crianças que, doravante, todas as pessoas evolvidas nestas práticas vão ser levadas à justiça para responderem perante os seus actos.

Na cerimónia esteve presente Abudu Camara, Secretário-geral do Ministério do Interior, que transmitiu as orientações do Governo de transição face a esta prática, que tem ganhado maiores dimensões na Guiné-Bissau.

«Quero transmitir o recado do ministro e do Governo: A partir de agora todos os pais que voltarem a submeter os seus filhos a estas práticas vão ser colocados nas cadeias e levados à justiça. Não somos tão pobres como se pensa», disse Abudu Camara.

O responsável lembrou ainda aos pais que a situação que se vive no Senegal não tem melhores condições, onde as crianças são obrigadas a trabalhar para os seus mestres corânicos.

Na cerimónia esteve presente o Delegado da Associação de Amigos das
Crianças (AMIC) uma ONG nacional no Sector de Pirada. O responsável revelou à PNN que, nos últimos 12 meses, mais de 200 crianças já saíram do país com destino ao Senegal, atravessando a fronteira a pé.


Sem comentários:

Enviar um comentário