COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 31 de janeiro de 2015

Assinados quatro acordos de cooperação

Cabo Verde e a Guiné-Bissau assinaram quatro acordos de cooperação esta quinta-feira, 29 de Janeiro, na Cidade da Praia, no final da visita de três dias ao arquipélago do Primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira.

Promoção e protecção recíproca de investimentos, disponibilização recíproca de imóveis para instalação das respectivas missões diplomáticas, estabelecimento de mecanismo de consultas políticas e de cooperação, consultas bilaterais e o acordo geral de amizade e cooperação, foram os instrumentos jurídicos assinados na presença dos Primeiros-ministros guineense, Domingos Simões Pereira, e cabo-verdiano, José Maria Neves.

José Maria Neves aceitou o convite de Domingos Simões Pereira para visitar a Guiné-Bissau, devendo as datas ser acordadas por via diplomática.

O comunicado final da visita destaca que os dois primeiros-ministros regozijaram-se pelo nível actual das relações políticas existentes entre os dois países e pelas amplas perspectivas que se abrem para o seu aprofundamento.

Tanto Domingos Simões Pereira como José Maria Neves confirmaram o compromisso de privilegiar, nesta nova fase, os domínios económico e empresarial, a reforma do Estado e da Administração Pública, a formação profissional, os agro-negócios, as pescas, as energias renováveis, o turismo e os transportes marítimos e aéreos.

Os dois governantes manifestaram a sua preocupação em relação à situação de instabilidade na Nigéria, Burkina Faso, República Centro-Africana, Níger e Costa do Marfim, defendendo a resolução pacífica dos conflitos com o apoio inclusive da União Africana.

Manifestaram a sua preocupação em relação à crescente ameaça de terrorismo internacional na Nigéria, e reafirmaram o apoio aos esforços da comunidade internacional na luta contra o terrorismo, o tráfico de drogas, de seres humanos e outros crimes transfronteiriços.

O comunicado destacou ainda o apelo dos dois Governos à continuação e reforço do apoio da comunidade internacional à Guiné-Bissau, no quadro da mesa redonda com os parceiros de desenvolvimento do país, marcada para 25 de Março em Bruxelas, bem como a vontade de continuarem a trabalhar para a integração dos imigrantes em cada um dos países.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário