COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 25 de janeiro de 2015

Defesa da cidadania na CPLP

António Costa, secretário-geral do Partido Socialista (PS) português, discursou, este sábado, no Congresso do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), que decorre na cidade da Praia, defendendo que é preciso consolidar o pilar da cidadania da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).



O secretário-geral do PS considera que a cidadania da CPLP deve incluir a liberdade de residência, exercício de direitos políticos e portabilidade dos direitos sociais. Para António Costa, a circulação no espaço da CPLP exige a concretização dessas condições para a comunidade de língua portuguesa seja uma comunidade de iguais.

«Temos de completar a CPLP, que tem dado boas provas no campo político e do ponto de vista económico, mas há que consolidá-la naquilo que é mais importante e que é mais duradoura nas relações entre os nossos povos, que é a cidadania», asseverou.

«E esta dimensão da liberdade de residência, do reconhecimento das qualificações, da portabilidade dos direitos sociais, do exercício dos direitos políticos, não só nos Estado de nacionalidade, mas também nos Estados de residência, é importante para reforçar esta nova dimensão de cidadania», realçou.

Este novo pilar da cidadania da CPLP é, na óptica de António Costa, «um grande desafio» coletivo para o futuro.

«O acolhimento que tenho encontrado aqui em Cabo Verde é um bom acolhimento, que em conjunto construiremos nos países da CPLP», adiantou.

Durante a sua estada de 24 horas, António Costa reuniu-se com a nova líder do partido e foi recebido em audiência pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário