COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Guiné-Bissau e do Atlântico Sul o tráfico de cocaína

Desde a Abril 2012 golpe militar que acabou com o regime civil na Guiné-Bissau, a comunidade internacional, em grande parte negligenciado este pequeno país, de língua Português na África Ocidental. Na verdade, a Guiné-Bissau tornou-se silenciosamente o que alguns especialistas têm denominado primeiro de África "narco-Estado", como o tráfico de cocaína é agora uma rota amplamente aceito de poder e influência na política da Guiné-Bissau. Esta situação caótica permitiu que o militar Forças Armadas da Guiné-Bissau, ou FAGB a solidificar seu domínio sobre o poder político, explorando o controle do tráfico de cocaína para desempenhar o papel de fazedor de reis.

Défice de governação da Guiné-Bissau permitiu que o país se tornasse um importante centro da cocaína mundial e comércio de armas, com efeitos desestabilizadores sobre os interesses dos EUA e internacionais na região e além. Além do mais, o Sul tráfico de drogas Atlântico crescente mostra sinais de se tornar ainda mais entrelaçada com redes extremistas violentos em toda a África Ocidental e do Sahel, o cinturão da África entre o deserto do Saara e as tropicais, savanas, ajudando a financiar grupos e actividades que prejudicam económica e política desenvolvimento.
Esta realidade foi demonstrado em 18 de Abril de 2013, um ano após o golpe, quando foi revelado que funcionários-chave do governo tinha incentivada tráfico de cocaína e comércio de armas dentro de Guiné-Bissau. De acordo com as alegações do Departamento de Justiça dos EUA:
[Chefe do FAGB de pessoal] Antonio Indjai conspiraram para usar seu poder e autoridade para ser um intermediário ... para as pessoas que ele acreditava ser os terroristas e narcotraficantes para que pudessem armazenar e, finalmente, o transporte de drogas para os Estados Unidos, e adquirir superfície- mísseis de ar e outros equipamentos de nível militar para ser usado contra tropas dos Estados Unidos.
Em maio deste ano, a Organização das Nações Unidas informou que Indjai conspiraram com as pessoas que ele acredita serem membros da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARC, um grupo rebelde que o Departamento de Estado dos EUA rotula oficialmente uma "organização terrorista estrangeira" por sua décadas de insurgência na Colômbia. Durante o ano anterior Indjai tinha concordado em fornecer FARC com armas de nível militar para uso contra o americano apoiados programas anti-narcóticos dos Andes, em troca de uma parte dos lucros do comércio de cocaína lucrativa do grupo colombiano. Indjai e outras autoridades militares da Guiné-Bissau garantiu também a passagem segura através de Guiné-Bissau para carregamentos de cocaína em rota para os consumidores na Europa e na América do Norte.



Desconhecido para Indjai, seus pretensos parceiros colombianos foram realmente membros à paisana da Drug Enforcement Administration EUA, ou DEA, que foram enviados para perturbar o comércio de cocaína emergente da América Latina-Oeste Africano. Em 4 de Abril, depois de meses de preparativos, esta força-tarefa especial de agentes da DEA, disfarçado de membros das FARC, fez várias detenções de alto perfil de oficiais militares da Guiné-Bissau em águas internacionais perto de Cabo Verde.
Estes desenvolvimentos dramáticos na Guiné-Bissau lançar luz sobre a propagação do tráfico de cocaína através do Atlântico e ilustrar como essa tendência ameaça os esforços de segurança em dois continentes. O crescimento desse comércio de cocaína transatlântico corroeu as estruturas governamentais em Estados frágeis Oeste Africano já prejudicado por anos de conflito interno e estagnação económica. Este, por sua vez, mina os esforços internacionais para restaurar a ordem constitucional e construir estruturas democráticas mais transparentes e representativos. A tentativa de Indjai para estabelecer drogas e armas ligações com as FARC também era indicativo de aprofundar as ligações entre o Atlântico Sul comércio ilícito de drogas e redes mais amplas de grupos extremistas violentos e gangues criminosos.
A gama desses actores não-estatais ilegais é ampla e variada, na África Ocidental e em todo o Sahel, que vão desde pequenos criminosos e traficantes de pequeno porte para sequestradores e extremistas violentos. Como Vanda Felbab-Brown e James JF Floresta apontou em um artigo Brookings Institution, as redes terroristas ou extremistas, muitas vezes estabelecer relações de cooperação com estas redes criminosas mais amplas, dependendo deles para o financiamento e apoio logístico. Para a comunidade internacional, a cooperação com a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, ou AQIM, seria de maior preocupação.
Muitos acreditam que a AQMI já está desempenhando um papel de destaque no comércio de cocaína, cobrança de impostos do Oeste Africano e encargos de protecção sobre drogas contrabandeadas em todo o Saara a partir do litoral da África Ocidental para a Europa. Co-fundador do grupo, Mokhtar Belmokhtar, que dividiu com a AQMI e, em seguida, fundou os signatários in Blood, um batalhão grupo terrorista activo no Mali, Níger e Argélia, até ganhou o apelido de "le narco-Islamiste" por seu envolvimento em cocaína regionais tráfico. Além disso, a África Ocidental da Comissão sobre Drogas, ou WACD, marcado recentemente a região de Gao do nordeste do Mali, onde Belmokhtar e AQMI ter sido, ativo "um hub tráfico de droga na África Ocidental." Em 2009, as autoridades do Mali encontrou um Boeing 727-abandonado que Acredita-se que tenham realizado de 5 a 10 toneladas de cocaína da Venezuela, no deserto perto Tarkint, a nordeste de Gao. Com uma estimativa de 18 toneladas de cocaína para baixo de um pico de 47 mil toneladas, no valor de 1.250 milhões dólares passagem pela África Ocidental anualmente, no caminho para a Europa em 2007, o comércio apresenta uma enorme fonte de financiamento para toda a gama de actores ilícitos de Guiné-Bissau para Mali.

Há também evidências de que a AQMI tem usado esse comércio de narcóticos para ajudar a banca actividades extremistas violentos. Por um lado, Signers droga financiados de Belmokhtar no Batalhão de sangue aterrorizou norte do Mali durante a aquisição islâmico da região em 2012. Elementos da AQMI também foram responsáveis ​​pelo ataque de 13 de Janeiro em uma instalação petrolífera argelina, que deixou dezenas de reféns ocidentais mortos. Tropas francesas recuperando áreas insurgentes controlados de Mali em 2013, descoberto enormes depósitos de armas estocadas por combatentes ligados à AQMI no norte do Mali e da região do Gao, evidência de sua operação bem financiada.
No geral, oficiais de inteligência argelinos estimam que a AQMI ganhou mais de US $ 100 milhões do tráfico de drogas e sequestro 2.003-2.010, ajudando a financiar suas operações militantes. Tomados em conjunto, emerge um quadro de profundas ligações entre o tráfico ea insurgente actividades de cocaína através da África Ocidental, o Sahel e do Saara. Para reduzir efectivamente as actividades terroristas no oeste e norte da África, a comunidade internacional deve direccionar as suas fontes de financiamento, em grande parte da cocaína trade que por sua vez exige uma repressão sobre os principais portos de entrada na Guiné-Bissau.
Dirigindo-se ao tráfico de drogas na África Ocidental é complicado pelas suas fortes ligações com as regiões undergoverned, periféricas da América Latina. Como observado no 2012 World Drug Report pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNODC ou, o comércio de cocaína é suportado por cultivo de coca, que é centrada em regiões isoladas da Colômbia, Peru e Bolívia. Como descrito em "Mudanças Climáticas, Migração e Conflito na Amazônia e os Andes", um recente relatório do Center for American Progress, a cocaína é processado em fábricas improvisadas em áreas escarpadas da Cordilheira dos Andes e da Amazônia, antes de ser transportado para os mercados ilícitos no Brasil e no Cone Sul da América Latina. A cocaína é, então, frequentemente transportados através do Atlântico do Brasil para a Guiné-Bissau, um comércio auxiliado por afinidade linguística entre os dois países de língua Português. A partir deste ponto de passagem na costa Oeste Africano, as drogas são então contrabandeadas em todo o Saara ao longo das rotas migratórias bem estabelecidas e para a Europa via Portugal ou Espanha.
As Nações Unidas tem procurado concentrar esforços em neutralizar o tráfico de cocaína dentro do mandato do Gabinete Integrado da ONU de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, ou UNIOGBIS, que é acusado de fortalecer "a capacidade nacional, a fim de manter a ordem constitucional, da segurança pública e cheia o respeito pelo Estado de direito. "O UNODC ea Interpol têm ajudado a Guiné-Bissau estabelecer uma Unidade de Crime Transnacional ao tráfico de drogas balcão, mas o financiamento e vontade política para os esforços de ambos são escassos, especialmente na sequência do golpe de Estado.

Além disso, a Guiné-Bissau tem ar insuficiente e activos de vigilância marítima para controlar a sua costa, bem como a insuficiência de centros de tratamento para tratar o problema crescente do consumo indígena, como os traficantes de pagar funcionários no produto. Mas a corrupção de alto nível na Guiné-Bissau militar, o mais provável parceiro na luta contra o narcotráfico, já que é a única estrutura de segurança presente na Guiné-Bissau hoje, complica as respostas internacionais para o problema. Como o caso de Indjai demonstra, elementos nas FAGB são mais do que dispostos a trabalhar com organizações extremistas que são hostis para com os Estados Unidos e seus aliados sempre que se lucrativo. Dadas estas ligações ea escassez de meios de vigilância, os Estados Unidos deveriam abraçar UNIOGBIS e ver um fim ao tráfico de cocaína na Guiné-Bissau como fundamental para seus interesses de segurança nacional na África Ocidental e além.
Dada a falta de um parceiro confiável aplicação, no entanto, o Atlântico Sul droga comércio exige soluções que vão além da erradicação antidrogas ou interdição. Ambas as regiões produtoras de cocaína periféricas da Andes Guiné-Bissau e enfrentar a estagnação económica profunda, e existem poucas alternativas económicas viáveis ​​para as comunidades rurais pobres nas duas regiões. Guiné-Bissau tem definhava na pobreza extrema desde sua independência de Portugal em 1974 e foi recentemente classificado 176 de 184 países em termos de indicadores de saúde, educação e renda em 2013 Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. O tráfico de droga representa, portanto, uma opção lucrativa para muitos dos moradores pobres do país, e da pobreza deixa vulneráveis ​​à exploração por organizações criminosas bem financiados. As Nações Unidas informaram sobre essa vulnerabilidade, em 2006, indicando que o "produto interno bruto da Guiné-Bissau (PIB) de $ 304.000.000 igualou o valor de atacado de seis toneladas de cocaína na Europa."
A rentabilidade do tráfico de cocaína e à falta de alternativas económicas viáveis ​​continuam a atrair Bissau-guineenses para o comércio. Conforme descrito no referido relatório do PAC, uma situação semelhante existe nas áreas periféricas do Peru, Bolívia e Brasil, onde a presença do Estado mínimo permite economias ilícitas para florescer. Apoiados pelos EUA programas anti-narcóticos, no entanto, o foco quase que exclusivamente sobre a Colômbia, onde a grande maioria da cocaína destinada ao mercado dos EUA é produzida, e estas disposições não se ajustaram para a disseminação da produção de coca em comunidades pobres e indígenas em regiões próximas .

A realidade económica na Guiné-Bissau significa que a comunidade internacional deve emparelhar de interdição e erradicação esforços com estratégias alternativas de desenvolvimento para de-incentivar a produção e o tráfico de narcóticos em áreas periféricas da América Latina e na Guiné-Bissau. Um comunicado do Yury Fedotov, diretor-executivo do UNODC, junho 2012 sublinhado este ponto. Fedotov delineado para a Assembleia Geral da ONU que, "Actualmente, apenas cerca de um quarto de todos os agricultores envolvidos no cultivo de culturas de drogas ilícitas em todo o mundo têm acesso à assistência ao desenvolvimento. Se quisermos oferecer novas oportunidades e alternativas genuínas, isto precisa mudar. "
Na América Latina, os Estados Unidos e o Brasil devem intensificar a este desafio e cooperar com os governos para reinvestir em regiões periféricas da Andes e da Amazônia. O presidente peruano Ollanta Humala, por exemplo, expressa em um 2013 discurso de Junho, no Center for American Progress desejo de seu governo para revigorar a parceria EUA-Peru para expandir as oportunidades económicas na Andina periféricos e zonas amazónicas de seu país, que têm ficado para trás do Peru costa do Pacífico em termos de desenvolvimento. Os Estados Unidos devem retribuir essa demonstração de boa vontade, aumentando e ajustar o financiamento a USAID no Peru, no ano fiscal de 2012, a agência passou 26.400 mil dólares em programas antinarcóticos e apenas 8,6 milhões dólares no desenvolvimento económico do país. Os programas antinarcóticos são valiosos, ajudando as autoridades a traficantes de interceptação associados com o Sendero Luminoso, um grupo terrorista peruano insurgência maoísta agora profundamente enredada no cocaína trade-erradicar plantações de coca, e melhorar os controles nos portos e aeroportos, mas a administração Obama também deve considerar desviar mais recursos para parcerias que visam promover o desenvolvimento sustentável nas regiões periféricas do Peru, Bolívia e Colômbia. No entanto, os Estados Unidos não podem e não devem resolver este problema sozinho, o Brasil, em particular, deverá assumir a sua parte do fardo. O Brasil é a sexta maior economia do mundo, mudou-se milhões de seus cidadãos da pobreza, é um país de trânsito importante, e tem um enorme problema cocaína consumo interno, e é hoje o segundo maior consumidor de cocaína e, possivelmente, o maior consumidor do crack. Estas acções e recursos exigem um maior envolvimento do líder regional da América Latina.
Em paralelo com os esforços de erradicação e de desenvolvimento económico nos pontos de latino-americanos de origem, os Estados Unidos e a comunidade internacional deve ampliar os esforços para proporcionar alternativas económicas para o tráfico de cocaína na Guiné-Bissau. Guiné-Bissau, no entanto, não é mais um destinatário directo da ajuda dos EUA, como a assistência económica foi cortada após 2012 golpe do país. Dadas as restrições legais impostas à ajuda directa pelo golpe militar, os Estados Unidos devem considerar aumentar substancialmente o seu apoio para UNIOGBIS, que mantém uma grande presença no país, trabalha para expandir o desenvolvimento económico, e supervisiona a transição política. Da mesma forma, como na América Latina, o Brasil pode e deve fazer mais na África Ocidental. Brasil tem buscado oportunidades de investimento na região de comércio com a África aumentou de 4,2 bilhões dólares para 27.600 milhões dólar na última década, e goza de laços culturais e linguísticos, e com essas conexões vêm responsabilidades.

Apesar de ser o principal meio da comunidade internacional para resolver a situação na Guiné-Bissau, UNIOGBIS informou recentemente que a falta de financiamento continua a minar a sua capacidade de cumprir seu mandato. O UNODC foi mesmo forçado a reduzir seu escritório e actividades na Guiné-Bissau em Janeiro de 2013, devido ao baixo financiamento. Esta escassez de fundos deve ser inaceitável para os Estados Unidos, Brasil e União Europeia-o de destino para grande parte da cocaína que transitam pela África Ocidental.
A comunidade internacional deve também fortalecer e incentivar iniciativas regionais já existentes para combater o tráfico de drogas na região, tais como o Plano Operacional sobre Tráfico Ilícito de Drogas, que é coordenado pela Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano, ou CEDEAO, e actualmente está lutando com a implementação e financiamento. Dada a importância de um parceiro de governo democraticamente eleito de desenvolvimento e esforços de segurança, a CEDEAO deve continuar a trabalhar em estreita colaboração com parceiros, incluindo regionais e sub-regionais pertinentes das Nações Unidas, a União Africano, a União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para supervisionar a transição pacífica para um regime civil na Guiné-Bissau através do livre, democrática e eleições transparentes, que são actualmente prevista para 24 de Novembro. Implementação da Reforma do Sector de Defesa e Segurança Programa para acabar com a impunidade da acusação de oficiais militares, subordinar plenamente as forças armadas ao poder civil, classificar as áreas em conflito de jurisdição, e melhorar a formação em conformidade com as recomendações do Comité dos Chefes da CEDEAO do Estado-Maior de Defesa será um passo importante na direcção desse objectivo, ajudando a melhorar a segurança antes das eleições nacionais. De acordo com as recomendações da União Africano de Alto Nível Consulta projectado para garantir a adesão ao mapa do caminho político e pacotes de assistência de artesanato para um recém-eleito governo, a comunidade internacional deve também preparar opções para apoiar a Guiné-Bissau politicamente e economicamente após a sua eleição , ou seja, através de um Programa de Assistência à Gestão Económica e Governação.

Conclusão


Os Estados Unidos e a comunidade internacional devem ver a criação de alternativas económicas viáveis ​​na América Latina e Guiné-Bissau, como parte de uma solução sustentável para a proliferação do tráfico de cocaína transatlântico. Este comércio tem conhecido impactos sociais e de saúde nos Estados Unidos, América Latina, África e Europa, perpetua o subdesenvolvimento económico nas áreas de produção e de trânsito, e contribui para o fortalecimento de grupos extremistas violentos em dois continentes. De-incentivando os agricultores de coca e traficantes de cocaína através da criação de oportunidades económicas alternativas podem ajudar o contador de produção comunidade internacional de cocaína, fabricação e vendas.
Ao forjar novas parcerias com os governos nacionais e organizações internacionais, os Estados Unidos podem garantir que a sua assistência externa é usada explicitamente com a finalidade de promover o desenvolvimento económico para o menos privilegiado nas regiões andinas e amazónicas da América do Sul e regiões do Ocidente em risco África. O Brasil também deve ajudar a liderar os esforços para promover o desenvolvimento alternativo na Guiné-Bissau e promover a estabilidade governamental, transparência e prestação de contas na Guiné-Bissau e toda a região.

África Ocidental continua a enfrentar uma crise de segurança complexa, que exige uma resposta internacional progressivo e sustentável. Os efeitos da insegurança económica e política em toda a região cresceram mais aguda devido ao crescimento populacional, migração em grande escala, e os efeitos crescentes da mudança climática. Na Guiné-Bissau, a estagnação económica e a falta de alternativas económicas viáveis ​​permitiram narcotraficantes para ganhar uma posição, minando os esforços internacionais para promover a estabilidade política no país. A ameaça emergente representada pelo tráfico de cocaína, se não for tratado, pode ainda fortalecer os grupos corruptos e potencialmente perigoso na África Ocidental e do Sahel que se beneficiam de seus lucros.

A comunidade internacional deve, portanto, procurar não só a Guiné-Bissau, mas também para o ponto de origem da cocaína nas regiões periféricas da América Latina para tratar o problema de forma sustentável. De fato, pensando no Atlântico Sul como um espaço geopolítico coerente para o comércio legal e ilegal vai melhorar a nossa compreensão conceitual dessas novas conexões. Os Estados Unidos e a comunidade internacional deve resolver com a parceria com os órgãos representativos nacionais e regionais no Hemisfério Ocidental e África Ocidental para promover alternativas económicas viáveis, que de-incentivar cultivadores de coca e traficantes em ambas as regiões. A comunidade internacional deve também resolver apoiar o governo de Guiné-Bissau através de sua transição democrática, como a falta de recursos actual do governo dificulta a capacidade do país para realizar as reformas económicas e políticas que são necessárias para combater eficazmente o tráfico de cocaína e promover o crescimento económico sustentável durante esta fase crítica. (in:CAP - Max Hoffman )

Sem comentários:

Enviar um comentário