COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Taciana diz: "agora todos conhecem Guiné-Bissau"

 “Quem conhece minha história, sabe que eu sou abençoada de estar aqui hoje”



Aos 29 anos, sem ter conseguido uma vaga definitiva para buscar uma medalha de ouro na seleção feminina de judô, Taciana Lima, mesmo pernambucana de Olinda, tomou a atitude de defender a colônia portuguesa, com pouco mais de um milhão de habitantes, e várias etnias, influenciada pela história de vida do pai, um ex-ministro da Pesca de Guiné-Bissau e com quem teve contato definitivo apenas no final do ano passado.

Isso porque, nos anos 80, o pai da judoca, Óscar Baldé, foi ao Brasil para cursar engenharia e conheceu a mãe de Taciana. Os dois tiveram um relacionamento, mas com a necessidade de regressar ao país do ocidente africano, ele perdeu o contato com a companheira quando ela ainda estava grávida. A família materna se mudou para o Rio Grande do Sul e, desde então, Taciana nunca mais teve notícias do pai.

Até entrar em contato com a embaixada de Guiné-Bissau, e pelo fato de o pai ser um político local influente, o contato foi restabelecido, ela visitou o país, conheceu, enfim, o pai e hoje tem orgulho de defender as cores da nação africana. "Hoje, lá eu sou exemplo e referência, porque não tem judocas, não tem treinador, não tem tatame, sou apenas eu. Espero que eu consiga alavancar isso lá. Acho que aos poucos eu vou conseguir”, disse, confiante.

"Continuo treinando na Sogipa, em Porto Alegre, onde eu só tenho a agradecer ao clube e as pessoas que treinam comigo, pois desde o momento que eu assumi essa troca, que não é fácil, uma vez que a gente vai, não tem volta, e eu precisava do apoio da família e do clube, coisa que aconteceu em todos os momentos”, completou.

Analisando o combate em que foi derrotada por finalização, após sofrer um wasari da belga, Taciana explica que "eu já caí com o braço encaixado. Então pensei: 'ou ela leva meu braço para casa, ou eu desisto'. Mas eu fico feliz de não sair com lesão também. Seria um recomeço difícil. Gostaria muito de estar com uma medalha, mas quem conhece a minha história, e acompanha minha carreira, sabe que eu sou abençoada por estar aqui hoje".

Ela sabe que a caminhada até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, será árdua, mas para quem tem uma história de vida de superação, isso não é novidade. "Eu não estou satisfeita, porque a gente quer sair com uma medalha no peito, mas eu passei por várias situações difíceis e só de estar aqui e não ter desistido, lutando, e representando a Guiné Bissau, que me acolheu muito bem, estou muito feliz. Principalmente por nunca ter desistido”, concluiu. 

(texto: André Naddeo)

Sem comentários:

Enviar um comentário