COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

INFORMAÇÃO GERAL SOBRE O ÉBOLA (Médicos Sem Fronteiras)


O que é o Ebola?

A doença do vírus Ebola é um dos mais mortais no mundo para os seres humanos. O vírus que causa é altamente infecciosa, com uma taxa de mortalidade pode chegar a 90% das pessoas infectadas.

Quais são as chances de morrer de Ebola?

Razões de mortalidade varia entre 25 e 90%, dependendo da estirpe do vírus. Há cinco: Bundibugyo, Côte d'Ivoire, Reston, Sudão e Zaire, assim chamados de acordo com o seu lugar de origem. Quatro deles causam doença em seres humanos. O quinto (Reston), embora possa infectar as pessoas, não foi identificado como a causa da doença ou morte.

Quando pela primeira vez foi identificado Ebola?

O vírus Ebola apareceu pela primeira vez em 1976 em surtos simultâneos em Nzara (Sudão) e Yambuku (Zaire, hoje República Democrática do Congo). A última cidade é perto do rio Ebola, e é que, quando a doença teve o seu nome.

Como Ebola é transmitido?

Em muitas áreas da África, foi determinado que a infecção humana tivesse ocorrido após o manuseio de chimpanzés, gorilas, morcegos, macacos, antílopes e porcos-espinhos infectados que foram encontrados mortos ou doentes na floresta. Ebola não é doença transmitida pelo ar: transmissão entre humanos ocorre pelo contacto com o sangue, secreções e outros fluidos corporais de uma pessoa infectada.

O contacto directo com os corpos das pessoas mortas, como nos funerais, é um dos principais modos de transmissão da doença. Práticas de preparação do funeral implica contacto com os corpos incluindo a sua lavagem pela família como uma expressão de amor para o falecido. Mas é nas últimas horas da vida do paciente, quando o vírus é mais virulento, e o risco de transmissão em que o tempo é muito mais elevado; portanto, garantir que os funerais e enterros são realizados com segurança é fundamental para conter o surto.

Muitas vezes, os profissionais de saúde foram infectados durante o tratamento de pacientes de Ebola. Esta doença é transmitida por contacto directo com o paciente, sem medidas de protecção adequadas, tais como luvas, máscara, óculos de protecção ou fantasias.

Quais são os sintomas?

Inicialmente, a falta de sintomas específicos de muito difícil diagnóstico. A doença caracteriza-se na maioria dos casos de febre repentina, fadiga, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta. Em seguida, o paciente pode sofrer vómitos, diarreia, prurido, e disfunção renal e hepática, em alguns casos, a hemorragia interna e externa (sintomas hemorrágicos foram identificados em menos de 50% dos casos).

Como Ebola é diagnosticada?

O diagnóstico é complicado se o indivíduo foi infectado alguns dias antes, quando os primeiros sintomas (irritação dos olhos, dores musculares ou febre) são comuns em outras doenças comuns. No entanto, se uma pessoa tem sintomas e não há razão para acreditar que podem estar infectados com o Ebola devem ser isolados, e o caso relatado às autoridades de saúde. Até a infecção ser confirmada por análise de amostras de sangue.

Como é Ebola?

Nenhum tratamento ou vacina específica provou ser eficaz em humanos e tem sido registado para uso em pacientes. No momento, está-se avaliando o uso de vacinas e tratamentos experimentais sob ensaios clínicos acelerados.

O tratamento padrão para Ebola de cuidados intensivos é paliativo, aliviando o sofrimento dos pacientes e pode reduzir a mortalidade: reidratação oral ou intravenosa e tratamento sintomático com analgésicos e antitérmicos (febre e dor, principalmente abdominal e joint , o que pode ser grave), antieméticos (anti-náuseas) e tranquilizantes. Esse cuidado tentar manter o paciente hidratado, garantindo seus níveis de oxigénio e pressão arterial enquanto estiver dado suplementos nutricionais e vitaminas, além de antibióticos de largo espectro se a infecção se desenvolve. Este tratamento proporciona ao paciente mais tempo para o seu sistema imunológico poder combater o vírus de forma eficaz. Quando o paciente se recupera, é imune à estirpe do vírus que entrou em colapso.

Quando é encerrado o surto?

Um surto de Ebola será considerado oficialmente concluído após 42 dias consecutivos sem novos casos confirmados.

Como os trabalhadores de saúde estão protegidos?

Os pacientes devem ser atendidos em todos os momentos por pessoas usando roupas de protecção adequadas. Uma das prioridades do MSF é treinar os profissionais de saúde, a fim de minimizar o risco de infecção durante o tratamento do paciente. MSF tem procedimentos de segurança extremamente rigorosas para impedir que os trabalhadores sejam expostos ao vírus, sem protecção.

Os centros de tratamento são projectados para garantir a máxima protecção do pessoal e os melhores cuidados aos pacientes. Assegura que o espaço suficiente entre os pacientes (ao tentar garantir o máximo de privacidade) e uma estrita separação entre áreas de baixo e alto risco, além de luz suficiente, gestão de resíduos e limpeza regular e desinfecção é definida enfermarias. A entrada para a área de alto risco, onde os pacientes são admitidos com suspeita de infecção e os pacientes confirmados, está severamente limitada, a fim de expor os trabalhadores ao mínimo possível.

Os trabalhadores em contacto directo com os pacientes devem usar vestuário de protecção integral: pijamas de saúde, capacete, casaco, avental, máscara, óculos de protecção e botas.

Equipe internacional de MSF gira cada 4 a 6 semanas para evitar a exaustão sofrimento, um movimento que também ajuda na redução do risco. Os trabalhadores estão organizados em pares, a fim de garantir o controle mútuo e cuidados, garantindo que o parceiro não comete erros ou está excessivamente cansado. Os medicamentos são preferencialmente administrados por via oral, reduzindo assim o número de injecções, para evitar o risco de punção; também limita seus melhores exames de sangue.


 
(centro de tratamento de MSF em Kailahun, Serra Leoa © Sylvain Cherkaoui Ebola /Cosmos)


Sem comentários:

Enviar um comentário