COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pilhagem Rosewood na Guiné-Bissau

(Julho 2014) - Durante a temporada de colheita de castanha de caju março-maio, é normal ver linha de caminhões pesados Amílcar Cabral Avenue, em Bissau, capital da Guiné-Bissau, esperando para descarregar sua carga em navios. 



Mas quando eles se alinham ao longo do ano, a suspeita é levantada, especialmente quando a demanda por castanha de caju do país despencou.
 
De regiões do interior Guiné-Bissau, os caminhões de transporte abertamente troncos de árvores, disse Constantino Correia, um engenheiro agro e ex-director da agência de gestão florestal do país. A carga, principalmente jacarandá Africano, é destinado a China, de acordo com Abílio Rachid Said, do Instituto governo de Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP).

Ambientalistas denunciam extracção ilegal de madeira na Guiné-Bissau durante alguns anos, mas agora pode ser tarde demais ", já que não correm o risco de ter [o pau-rosa Africano] nos próximos anos", alertou Said.

"É um tipo de madeira de altíssima demanda no mercado chinês", disse ele. Centenas valor de milhares de dólares, jacarandá da Guiné-Bissau é usado, entre outras coisas, para fazer móveis Hongmu, mobiliário de luxo chinês de cor vermelha replicar os estilos do período Qing.

Vários relatórios da Agência de Investigação Ambiental (EIA) indicam que a mania da China por pau-rosa já tem impulsionado um aumento dramático na extracção ilegal de madeira em outras partes do mundo.
Após o golpe militar abril de 2012, Estado de direito quase completamente quebrou na Guiné-Bissau, aumentando a corrupção e abanando o desmatamento ilegal e arbitrária.

"Sempre houve o corte ilegal de árvores", Fodé Mané, presidente da Rede de Direitos Humanos na Guiné-Bissau, disse à IRIN. "A diferença é que ele não era tão abusivo como é agora."
Ele destacou que protestos de comunidades locais afectadas preocupados com a perda de florestas e fonte de sua subsistência resultaram na intimidação e abuso por parte da Guarda Nacional (responsável pela segurança interna) e os militares.



Pobreza e pilhagem

Última crise da Guiné-Bissau também dirigiu-se a miséria de sua população, principalmente rural, como doadores congelou fundos, enquanto os preços do seu principal produto de exportação, a castanha de caju, mergulhou devido à queda da demanda. Oitenta por cento dos 1,6 milhões de habitantes do país estão envolvidos na produção de castanha de caju.

A queda dos preços viu os termos de troca para o caju deteriorar-se drasticamente para a população local, com um quilo de arroz que está sendo trocado por três quilos de castanha de caju em 2013, a partir de uma relação de 1: 1 ao ano anterior, de acordo com uma avaliação feita pela Programa Alimentar Mundial em 2013 (últimos dados disponíveis).

Para acessar as suas florestas, os madeireiros podem normalmente pagam comunidades carentes ao redor $ 500. Jovens moradores pode ser pago apenas US $ 2-6 para cortar uma árvore. O preço médio por quilo de castanha de caju foi de cerca de dois centavos de dólar em 2013, embora os preços tenham melhorado um pouco desde então para cerca de 50 centavos de dólar.
Enquanto o corte de árvores proporciona-lhes dinheiro rápido, as comunidades estão em situação pior como eles estão sendo privados de sua fonte de sobrevivência, segundo especialistas.

"É das florestas que as pessoas obtêm a madeira, que é a sua principal fonte doméstica de energia", disse Correia. "É para as florestas que a população vai buscar seus remédios ... [e] fontes magras de proteína, embora a caça de animais. Nesse ritmo, o desmatamento vai destruir habitats naturais dos animais e causar seu desaparecimento."

Por outro lado, um recipiente de carga de madeira obtém entre US $ 6.000-10.000, enquanto o preço de um recipiente de pau-rosa pode chegar a US $ 18.000, fontes disseram à IRIN. Rosewood pode levar quase 50 anos para amadurecer.

Ex-chefe anti-corrupção do país Lassana Seidi descreveu a extracção ilegal de madeira como "barbárie" epitomizing declínio da Guiné-Bissau. Quase 70 por cento dos cidadãos do país do Oeste Africano, que tem sido sacudido por golpes repetidos e instabilidade, vivem na pobreza, segundo o Banco Mundial.


Violar o regulamento

Parece que os madeireiros ilegais têm sido capazes de obter licenças para a colheita e registros de exportação, sem condições necessárias, tais como a criação de serrarias, abrigos de madeira e sujeitando-se à fiscalização da Direcção-Geral de Florestas e Fauna Bravia para garantir a conformidade com os regulamentos, vários ambiental disseram activistas.

"Agora, qualquer um que possui uma serra pode ter uma licença", disse Said IBAP.
De acordo com os regulamentos florestais, apenas madeira processada pode ser exportado. Mas os jornais locais informaram que os recipientes cheios de toras não processados estão sendo enviados para fora do país. Recentemente, grupo de pressão cidadão Acção Cidadã, ou Ação Cidadã, disse concessões madeireiras estavam sendo entregues para colheita de madeira em áreas protegidas e em florestas detidas sagrado pelas comunidades locais.

Em uma petição, o grupo disse extensa exploração madeireira estava em andamento sob os olhos dos militares no Parque Nacional Dulombi no oeste da Guiné-Bissau e Lagoas Parque Nacional Cufada perto das margens do Oceano Atlântico.



As leis devem ser aplicadas
 
O ex-director de gestão florestal Correia disse que, apesar de algumas deficiências, a aplicação rigorosa da regulamentação poderia melhorar significativamente a conservação da floresta. "O problema", disse ele, "é a inexistência do Estado."
Guiné-Bissau em abril elegeu um novo presidente e do governo para acabar com a transição pós-golpe, e espera inverter seu isolamento internacional e declínio económico.

As populações locais tentaram resistir e continuar a condenar a ampla colheita de madeira, mas seus esforços tiveram pouco sucesso ou o efeito devido à perseguição e repressão. "Os habitantes, pobres como são, podem não resistir aos subornos oferecidos. Às vezes, mesmo se eles querem resistir, eles não têm a força para fazê-lo. Contra os militares, não há resistência possível ", disse Correia.
Activista dos direitos Mané explicou que como uma crítica contra o aumento madeireiras ilegais, os operadores chineses, a fim de evitar mais exposição, começaram a oferecer preços mais elevados para a madeira no porto de Bissau. "A cadeia do tráfico agora envolve um monte de cidadãos", disse ele.

Há suspeitas de que o tráfico envolve a polícia, guardas florestais, bem como governamental de alto nível e oficiais militares, o que faz com que qualquer forma de controle ou de execução muito difícil lei.
A fonte, que pediu anonimato, disse à IRIN que oficiais do exército ou da polícia fecham os olhos, permitindo que os logs vão chegar ao porto para um US $200 suborno.

Pode haver perdas irreversíveis decorrentes do desmatamento, adverte Disse do IBAP, chamando para a implementação imediata de planos de reflorestamento e suspensão de todas as concessões de colheita de madeira.

Activistas e especialistas concordam que, sobretudo, a lei deve ser cumprida. O fim do período de transição de dois anos está trazendo a esperança de um novo começo. O Conselho de Ministros em 11 de julho anunciou a suspensão temporária de todas as exportações de madeira e decidiu priorizar as exportações de caju.

Mané observou que a eleição de um novo governo civil estava começando a ter um efeito dissuasor sobre o desmatamento.
No entanto, nem todos compartilham o optimismo. Grande parte da exploração madeireira ilegal beneficia alguns oficiais militares que não são susceptíveis de dar facilmente enormes lucros. De acordo com alguns activistas, extracção ilegal de madeira vai continuar, mas sob formas mais subtis.



[p.s. este relatório não reflecte necessariamente as opiniões das Nações Unidas]

Sem comentários:

Enviar um comentário