COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 17 de dezembro de 2016

Sobre o grupo estudantes saharauis detidos na prisão de Oudaya, Marraquexe

A Eurodeputada Ana Gomes questionou Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini,  sobre o grupo estudantes saharauis detidos na prisão de Oudaya, Marraquexe que estiveram em greve de fome exigindo um julgamento justo e assistência médica, assim como o respeito pelas Regras Standard Mínimas para tratamento de prisioneiros da ONU.


Denunciou ainda que todos os estudantes tinham sido vitimas de tortura e maus tratos desde a sua prisão e que aguardam há mais de 10 meses em detenção sem julgamento.

A Eurodeputada enfatiza que estes estudantes estão presos devido à sua participação em protestos não violentos e suas opiniões políticas.
Coloca ainda uma questão muito pertinente, ao questionar se a delegação da UE em Rabat se limita a falar com ONG’s marroquinas ou também fala com ONG’s Saharauis. Uma pergunta que reflete a preocupação da falta de procura de informação de fontes credíveis. Relembramos o nossos artigos publicados a 21 de Julho; 20 e  21 de Setembro deste ano onde se denuncia o verdadeiro carácter das ONGs de direitos humanos marroquinas e o financiamento que recebem a da UE.

Ao referir na terceira pergunta a Resolução de 25 de Novembro de 2010 da União Europeia http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+TA+P7-TA-2010-0443+0+DOC+XML+V0//PT condenado a situação no Sahara Ocidental e exigindo libertação de todos os prisioneiros políticos saharauis, a eurodeputada coloca a nu a falta de atuação e seguimento por parte da UE nesta questão.

As perguntas de Ana Gomes à Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros, Frederica Mogherini, foram
– tem conhecimento da situação destes estudantes que aguardam há mais de 10 meses julgamento
– A delegação da União Europeia em Rabat fez algum seguimento sobre a situação dos prisioneiros políticos saharauis com organizações saharauis como por exemplo a CODAPSO, ASVDH ou CODESA ou apenas com ONG’s Marroquinas?
– Quais as medidas tomadas no seguimento da Resolução de 25 de Novembro de 2010 da União Europeia sobre a situação no Sahara Ocidental e a libertação de todos os prisioneiros políticos saharauis?

Em anexo o documento original.

 https://www.scribd.com/document/334448954/Eurodiputada-Ana-Gomes-pregunta-a-Mogherini-sobre-estudiantes-detenidos-en-Marraquech#from_embed

 

Sem comentários:

Enviar um comentário