COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Que fazer ao lixo ?

Inauguração do Laboratório de Resíduos Sólidos e lançamento da Cooperativa de Reciclagem de Lixo (CRELIX)


A 16 de Dezembro, às 8 horas, na 2ª sede do município (em frente ao Hospital Nacional "Simão Mendes"), a Câmara Municipal de Bissau (CMB) e a ONG italiana LVIA inauguraram o laboratório de Resíduos Sólidos e lançar a Cooperativa de Reciclagem de Lixo (CRELIX).

O evento acontece no âmbito do projeto GRSU-BISSAU (Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos na cidade de Bissau), financiado pela União Europeia, e conta com a participação de representantes da Câmara Municipal de Bissau, da União Europeia, do projeto e da nova cooperativa de recolha e reciclagem de lixo.

A CRELIX é a primeira experiência piloto de serviço de recolha selectiva de lixo fornecido pela CMB. Integra os conhecimentos das Associações de Bairro (AMATCHADA e OJOBIV), as experiências dos apanhadores informais de lixo e a supervisão da mesma Câmara. A estratégia visa uma maior responsabilização dos cidadãos sobre a boa gestão dos resíduos e uma maior eficiência do serviço de recolha por parte da CMB, através da redução das quantidades de resíduos a serem transportados para o destino final (Vazadouro de Antula). 

A cooperativa tem 14 elementos, integrando representantes das Associações de Bairro e operadores de limpeza, selecionados dentro dum percurso de inclusão social dos apanhadores de lixo informais levado a cabo pelo Projeto GRSU-BISSAU.

O Laboratório da CRELIX pretende também tornar-se um ponto de referência para a seleção e venda de materiais reaproveitáveis (garrafas de plástico, vidros ou latas). A CRELIX realizará também acordos com todos os interessados na compra dos ditos materiais. O Laboratório está aberto de segunda a sábado, das 8 até as 17 horas na 2ª sede da CMB.



Sem comentários:

Enviar um comentário