O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estará presente na Cimeira da União Africana, que tem lugar em Addis Abeba, entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira. O tema do encontro é "2016, Ano Africano dos Direitos Humanos", com destaque para os direitos da mulher.
"A representação portuguesa a nível ministerial na reunião da União Africana sublinha a importância dos assuntos africanos como um vetor estruturante da política externa portuguesa e o empenhamento de Portugal no relacionamento com África, também no âmbito da União Europeia", refere o Governo português em comunicado.
À margem da reunião, o ministro português dos Negócios Estrangeiros manterá contactos bilaterais com vários dos seus homólogos africanos e com representantes das organizações regionais africanas.
Em análise nestas reuniões vão estar as problemáticas da segurança, designadamente marítima, no Golfo da Guiné, e questões de terrorismo, de migrações e da participação nacional em operações de paz.
As situações de crise política em determinados países, nomeadamente na Guiné-Bissau, também serão abordadas, assim como questões de direitos humanos e assuntos de natureza económica e comercial.
Sem comentários:
Enviar um comentário