COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Corrupção e impunidade entre os principais problemas na Guiné-Bissau - relatório EUA

A corrupção e impunidade estão entre os principais problemas identificados na Guiné-Bissau pelo relatório anual do Departamento de Estado norte-americano sobre direitos humanos relativo a 2013.


O documento denuncia atos de violação de direitos humanos pelas forças de segurança no país, bem como a impunidade com que foram praticados.

O sumário executivo do relatório refere que as autoridades de transição "não conseguiram ter controlo efetivo sobre as forças de segurança" e estas "cometeram abusos".

"As mais graves violações de direitos humanos incluíram detenções arbitrárias, corrupção agravada pela impunidade dos funcionários do governo e pelas suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas e uma falta de respeito para com o direito dos cidadãos de eleger o seu governo", refere o documento.

As eleições gerais chegaram a ser marcadas para 24 de novembro, mas acabaram por ser adiadas.

"O governo não tomou medidas para processar ou punir os oficiais ou outros indivíduos que cometeram abusos, seja nas forças de segurança ou em outras estruturas governamentais", refere o relatório.

Outros casos de violação de direitos humanos registados na Guiné-Bissau incluem a falta de condições nas prisões, falta de independência e capacidade de funcionamento da justiça, trabalho forçado, discriminação e violência contra as mulheres, bem como a prática da mutilação genital feminina e tráfico de crianças.

"A impunidade foi um problema sério" em 2013, conclui o sumário executivo do relatório.



Sem comentários:

Enviar um comentário