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Joseph Pulitzer

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Radiografia de uma companhia aérea...

Airways, insolvente na Roménia, mas como parceiro em uma nova empresa com o governo da Guiné-Bissau, aparenta salvar a situação.


Planos de propriedade do empresário Ovidiu Tender é não voar na Roménia. Mas a Airways Company, que está em insolvência, foi selecionad pelo Governo da Guiné-Bissau para formar uma nova empresa nacional.

Governo da Guiné-Bissau anunciou na semana passada a formação de um novo operador nacional, que será chamado Air Guiné-Bissau, na sequência de um leilão para o qual foram realizadas discussões por seis meses, relata publicação de comércio Aviação CH.

Secretário de Estado das Comunicações e Transportes, João Bernardo Vieira, disse na semana passada em uma conferência de imprensa que, embora mais pedidos foram apresentados por empresas no Canadá e os EUA, a nova companhia aérea será uma parceria de 60 / 40 entre dez Airways, parte do Grupo Tender, e do governo.

A nova empresa começará a operar com uma frota inicial de duas aeronaves que operam voos para Dakar, Praia de Cabo Verde, Paris e Lisboa. Frota de aeronaves adicionais serão adicionados como e quando a demanda exige.

"A nossa ambição é aumentar a conectividade na região, especialmente Conakry e para Banjul, e pensamos que depois de um ano, podemos oferecer voos de Bissau para Fortaleza, Brasil", acrescentou Vieira.

Governo da Guiné-Bissau tem uma estreita ligação com os Dez Airways, à qual foram concedidos direitos de tráfego no ano passado na rota Bissau - Lisboa. A empresa de Tender possui dois MD-83 aeronaves e três aeronaves MD-82 com uma capacidade total de 820 lugares e 30 anos de idade. Dez Airways não tem licença de exploração válida na Roménia, em maio deste ano, segundo dados da Autoridade de Aviação Civil.

Falha FlyRomânia

Na primavera passada, a companhia aérea de propriedade da Ovidiu Tender lançar o FlyRomânia, que queria a entrada no mercado operador de vôos comerciais. Falta de marketing e publicidade levou a um fracasso retumbante: não só foram vendidos 9.400 bilhetes e 1.300 passageiros foram transportados.

Por causa da baixa ocupação, os voos começaram a ser canceladas, primeiro em junho, depois em julho. A situação não melhorou e a empresa para a qual os pagamentos foram feitos pelos passageiros, Necessair de Assessoramento, e ela entrou em insolvência. Sem voo, e depois de perder vários contratos, os funcionários começaram a deixar a empresa.

A Airways entrou oficialmente em insolvência em março deste ano. O melhor ano para a companhia aérea que realizou vôos fretados e voar sob ACMI foi 2013, quando o volume de negócios foi gravado 9.890.000 €, sete vezes mais do que em 2012, quando o volume de negócios foi 1.350.000, de acordo com dados do Ministério das Finanças. No ano passado, a empresa passou a perdas e teve um volume de negócios de 7,1 milhões.

A Airways é uma companhia aérea com capital romeno que começou a operar em 2010 e tem operado charter e sistema de wet lease (arrendamento de aeronaves com tripulação completa e serviços relacionados para operar em nome de outra empresa). Os clientes incluem Blue Air, Air Moldova, Aegean Airlines, Roya Marrocos, Air Mediterrannnee e Blue Panorama. O sistema de charter, Dez Airways voou para agências de viagens passeio perfeito e Parallel 45.

Em 08 de junho de 2015, o empresário Ovidiu Tender foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão em caso Rafo-CAROM. Envolvidos no mesmo caso, o empresário Marian Iancu recebeu uma sentença de 14 anos de prisão.

Ovidiu Tender foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão

 http://bissauresiste.blogspot.pt/2015/06/na-politica-tudo-que-parece-e-e-na.html

 


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