COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 28 de setembro de 2013

Cabo Verde acolhe congresso da diáspora guineense

O 1º Congresso Internacional da Diáspora Guineense reflecte, desde esta sexta-feira na cidade da Praia durante três dias, sobre a realidade da Guiné-Bissau e apresentará propostas visando apoiar estratégias de desenvolvimento socioeconómico daquele país, soube a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

O encontro, que decorre sob o lema «Unidos pela Guiné-Bissau – Um Contributo da Diáspora”, conta com a participação de conferencistas, cientistas, técnicos, especialistas, líderes associativos bissau-guineenses residentes em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, no Senegal, nos Estados Unidos, em Portugal e em França.

No total, são esperados mais de 100 delegados, além de participantes vindos de outras ilhas do arquipélago, representantes de Organizações não Governamentais e da sociedade civil guineense, deputados cabo-verdianos e outras individualidades.

De acordo com o presidente da comissão organizadora, Idrissa Djoló, o evento visa compor um quadro de propostas e de soluções com vista a superar os principais entraves do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

“A disporá guineense é muito diversificada, por isso decidimos organizar este evento para juntos reflectirmos sobre uma forma de contribuir no processo de desenvolvimento do nosso país”, explicou.

A intenção dos organizadores do congresso “é criar uma ponte entre a Guiné-Bissau e a Diáspora, permitindo a troca de experiências e a recolha competências para a melhoria de determinados sectores de desenvolvimento” do país.

A agenda do encontro inclui a discussão de temas relacionados com reformas no sector da educação; a modernização das forças de defesa e segurança; o crescimento económico e desenvolvimento humano; a reforma e a modernização do Estado; a descentralização e o poder local; a agricultura e o  desenvolvimento.

Com esta iniciativa, os participantes pretendem criar condições para “melhorar o comportamento da Diáspora guineense face ao desenvolvimento do país, através de uma participação activa de todos na formulação de soluções técnicas, económicas e humanas para a realização do Congresso Nacional para a Paz e Reconciliação na Guiné-Bissau, bem como um compromisso formal da Diáspora em contribuir no processo de construção de um Estado democrático moderno, seguro, credível, competitivo e sustentável”.

No final do evento, será produzido um relatório contendo as diferentes conclusões e recomendações para ser disponibilizado às autoridades da Guiné-Bissau e internacionais.

(in:pana)

Sem comentários:

Enviar um comentário