COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Burkina Faso: Manifestantes incendiam Parlamento

Centenas de manifestantes incendiaram esta quinta-feira o edifício do Parlamento do Burkina Faso. Em causa, está um projeto-lei cuja votação estava marcada para hoje, que prevê o alargamento do mandato de Blaise Compaoré, Presidente do país há 27 anos, por mais um ano.


 
De acordo com a AFP, cerca de 1500 pessoas romperam o cordão de segurança montado pelas autoridades e invadiram o Parlamento. Dentro do edifício, saquearam escritórios, atearam fogo a documentos e roubaram equipamentos informáticos. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo. Segundo a agência de notícias francesa, há registo de um morto, embora não se conheçam as circunstâncias do incidente.

"Nós fizemos isto porque Blaise está a tentar ficar mais tempo. Nós estamos cansados dele", afirmou Seydou Kabre, um dos manifestantes, citado pela Reuters. "Nós queremos mudança. Temos que agir", acrescentou. Os protestos estenderam-se ainda aos edifícios do canal de televisão e da estação de rádio do Estado, que foram ocupados pelos manifestantes.

Perante a impossibilidade de prosseguir, foi cancelada pelo Governo do país a votação, que poderá, mais tarde, ser retomada. Segundo a AFP, a União Europeia aconselhou, no entanto, a que o Governo desista da proposta, que pode "pôr em perigo a estabilidade, desenvolvimento equitativo e o progresso democrático".

Blaise Compaoré, 63 anos, foi eleito Presidente do país em 1987 e, desde então, foi reeleito por quatro vezes para o cargo.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário