COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“Última Chamada: O Que Ainda Não Foi Contado Sobre a Crise Global”

O filme “Última Chamada: O Que Ainda Não Foi Contado Sobre a Crise Global”, é o vencedor do Grande Prémio Ambiente da 20.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorreu em Seia, entre 11 e 18 de Outubro. O júri internacional atribuiu o Grande Prémio Ambiente ao filme “Última Chamada - O Que Ainda Não Foi Contado Sobre a Crise Global”, do realizador italiano Enrico Cerasuolo.


 
O Prémio da Lusofonia foi atribuído a “Neram N’Dok”, dos portugueses Luís Melo, Diogo Ferreira e Emanuel Ramos, sobre como a governação participativa, pode ajudar a melhorar as condições de vida das populações, na área marinha protegida das Ilhas Urok, na Guiné-Bissau.
 
Na Competição Internacional de Longas-Metragens foram atribuídos o Prémio de Educação Ambiental para “Mbeubeuss, O Terreno Fértil Para a Esperança”, de Nicolas Sawalo Cissé (Senegal), um filme sobre a vida das crianças que vivem num dos maiores aterros de lixo do mundo, nos subúrbios de Dakar; e o Prémio de Antropologia Ambiental, para “Costa da Morte”, de Lois Patiño (Espanha), um filme que estabelece uma poderosa relação do homem com a dura natureza, filmado na região do noroeste da Galiza.
 
Na Competição Internacional de Curtas-Metragens, o júri que acumulou também a nova Competição de Séries e Documentários Televisivos, atribuiu, por unanimidade, o prémio principal de curtas a “Limite Zero”, de Helena Hufnagel (Alemanha), um filme sobre a central nuclear mais “segura” do mundo, e o prémio das obras televisivas a “Zero Waste”, de Raffaele Brunetti (Itália), sobre a acções de cidadania dos habitantes de Nápoles, para melhorar a gestão dos lixos e resíduos urbanos.
 
O Prémio Lusofonia/Panorama Regional foi atribuído a “Outono”, de Marco Amaral (Portugal), rodado na região da Serra da Estrela sobre o despovoamento do Interior do país, através da história de uma criança que para ir à escola tem de percorrer uma grande distância e um caminho quase desconhecido.
 
O Júri da Juventude atribuiu o seu prémio principal a “Virunga”, de Orlando von Einsiedel (Reino Unido), sobre os guardas que protegem um dos maiores parques naturais do mundo, que abriga os gorilas de montanha no Congo. O júri da Juventude atribuiu ainda as seguintes Menções Honrosas: Longa Internacional: “Mbeubeuss, O Terreno Fértil Para a Esperança”, de Nicolas Sawalo Cissé (Senegal); Curta Internacional: “Vento”, de Robert Löbel, (Alemanha); Longa Lusófona: “Serra Pelada”, de Vitor Lopes, (Brasil); Curta Lusófona: “Ilhas Desertas”, de Madalena Boto e Alexandre Vaz, (Portugal / Cabo Verde); Panorama Regional: “Aqui não se passa nada”, de Isadora Sousa Pinto, (Portugal); Séries e Documentários: “Portugal Terra”, de João T. Vasconcelos, (Portugal).
 
A organização adianta que durante o evento passaram mais de 6 mil espectadores pelas salas do CineEco, na Casa Municipal da Cultura de Seia.
 
(in: Seia)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário