COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

G-Bissau confere papel de estabilizador à comunidade internacional



O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, disse que o processo politico-governativo em curso no país confere à assistência internacional um papel fundamental de estabilizador, tendo em vista o enraizar e o reforço da «imunidade» do sistema democrático e a capacidade institucional do Estado.

Domingos Simões Pereira fez as declarações durante a sua alocução na cerimónia de abertura da XIII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre esta quarta-feira, 29 de Outubro, em Bissau, sublinhando ainda que este pressuposto visa assegurar a legitimação social da governação e revitalização a economia nacional.

Simões Pereira voltou a dizer que parte para um desafio de construir uma nova Guiné-Bissau, com consciência clara dos problemas, mas imbuído de um espírito patriótico de mobilização colectiva e de união entre os guineenses, em particular da classe política e dos órgãos de soberania nacional.

«Se é verdade que o processo de estabilização política do nosso país e da normalização do funcionamento das instituições democráticas em curso na Guiné-Bissau dependem de um grande esforço nacional, também é verdade que requer necessariamente um apoio inequívoco e urgente dos nossos parceiros regionais e internacionais, através de uma articulação e coordenação das suas intervenções», sublinhou.

Foi neste sentido que o Chefe do Governo guineense destacou três situações, que se configuram no imperativo da conjugação da comunidade internacional, passando pelas reformas nos sectores de defesa e segurança, extensão da presença do Estado ao nível nacional de forma efectiva, organizada, e a extrema e complexa situação do combate ao tráfico de droga e crime organizado.

«Acreditamos que a Guiné-Bissau poderá ser um caso de sucesso nos processos de consolidação da estabilidade e da boa governação», disse o Primeiro-ministro.

Para a concretização deste processo de consolidação, Simões Pereira disse que a Guiné-Bissau precisa de uma intervenção robusta e de impacto dos seus parceiros de desenvolvimento para alavancar os pressupostos de uma transição para o desenvolvimento do país.

«Acreditamos que a reactivação do Grupo de Internacional de Contactos para a Guiné-Bissau, em perspectiva a partir de Novembro, vai restabelecer um quadro institucional e um espaço de intervenção que vai ainda reforçar o potencial político do país no dialogo com os seus parceiros internacionais», referiu.

Por outro lado, o Primeiro-ministro guineense disse que tem em perspectiva a continuidade de uma força internacional de estabilização, após o período do presente mandato, através de um consenso que envolve actores políticos nacionais e parceiros internacionais.

Neste âmbito, Simões Pereira destacou o papel desempenhado pela força da ECOMIG no país durante o período de transição que terminou recentemente.

Os trabalhos terminam esta tarde em Bissau, com a adopção de uma declaração da reunião dos ministros dos países membros da organização lusófona.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário