COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 26 de outubro de 2014

Em debate o crime organizado na G-Bissau

Membros da Unidade das Nações Unidas para as Drogas e Crime (UNODC) vão reunir-se, reúnem-se durante três dias, com as autoridades da Guiné-Bissau para analisar a situação do crime organizado no país, anunciou a organização.


A Guiné-Bissau apresentou em Junho de 2011 um plano operacional nacional para combate ao tráfico de drogas e crime organizado até 2014, pelo que "é importante reflectir sobre o contexto actual", disse fonte diplomática à Lusa.

A discussão "ao mais alto nível" poderá contribuir para definir prioridades e "ao mesmo tempo reunir sinergias" com vista à definição de um novo plano.

A UNODC vai estar representada com vários peritos em diferentes áreas temáticas numa comitiva liderada por Pierre Lapaque, representante regional, sediado em Dacar, Senegal.

Os trabalhos vão decorrer nas instalações do parlamento guineense e a sessão de abertura, marcada para hoje, contará com as intervenções de Marco Carmignani, vice-representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Cipriano Cassamá, presidente da Assembleia Nacional Popular guineense, e Pierre Lapaque.

A agenda dos três dias inclui o debate sobre temas como terrorismo na África Ocidental e Central, branqueamento de capitais, integridade e corrupção.

Estão também em cima da mesa discussões sobre promoção de novas iniciativas pelas autoridades de Bissau, assim como o papel do parlamento e do governo no combate ao crime organizado e fortalecimento do Estado de direito.

A Guiné-Bissau tem sido várias vezes apelidada de "Narcoestado", dadas as ligações que têm existido entre representantes das autoridades nacionais e redes de tráfico de drogas.

De acordo com a UNODC, "as fragilidades das instituições do Estado da Guiné-Bissau e as fronteiras porosas (incluindo as suas dezenas de ilhas) são exploradas por associações criminosas para realização de actividades criminais com projecção internacional".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário