COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

OMS alerta para risco de aumento com imigração ilegal de países afectados

Peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertaram hoje em Genebra para o risco das proibições de viajar de pessoas procedentes dos países afectados pelo Ébola poderem ser contraproducentes e provocar o aumento sem controlo da imigração ilegal.


 
"Uma proibição generalizada provavelmente provocará prejuízos económicos e, consequentemente, o aumento da migração descontrolada de pessoas dos países afetados, aumentando o risco de uma propagação internacional" do vírus, alertou o Comité de Emergência da OMS.

Esta foi a terceira reunião desde o início da crise e realizou-se antes do previsto face ao aumento de casos de Ébola nos três países mais afectados da África Ocidental (Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria) e dos contágios importados em Espanha e Estados Unidos.

Da reunião saiu ainda a reafirmação de que o Ébola continua a ser constituir uma "emergência internacional".

A OMS decretou, no passado dia 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Dados divulgados quarta-feira pela OMS referem que cerca de dez mil pessoas estão infectadas com o vírus Ébola, praticamente todas na África Ocidental, e que quase metade delas já morreu.

No comunicado, a organização internacional refere que, até ao passado domingo, 9.936 pessoas foram infectadas com o vírus, 4.877 das quais morreram.

Os 9.936 casos – confirmados, prováveis ou suspeitos – foram registados em sete países: Libéria (4.665), Serra Leoa (3.706) e Guiné-Conacri (1.540), os três países mais afectados, Nigéria e Senegal, países previamente afectados mas onde o surto foi entretanto controlado, e Espanha e Estados Unidos, com um e três casos confirmados, respectivamente.

Assinalando que todos os distritos da Serra Leoa já registam pelo menos um caso de infecção e que na Libéria apenas um distrito escapa à epidemia, a OMS confirma, por outro lado, que Nigéria e Senegal já estão livres do Ébola.

Passados 42 dias sobre o último caso detectado (o dobro do tempo máximo de incubação do vírus), o surto foi dado como terminado no Senegal, no dia 17, e na Nigéria, no dia 19.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, mas o actual surto é o mais extenso e prolongado desde que o vírus foi descoberto.

Não há vacina nem cura para o Ébola, que se transmite por contacto directo com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados, provocando febres hemorrágicas que, na maioria dos casos, são fatais.

O contacto directo com outras pessoas ou cadáveres infectados tem sido o grande veículo de transmissão do vírus, para o qual não existe tratamento nem vacina.

Este cenário faz do Ébola um dos mais mortais e contagiosos vírus para os seres humanos, com uma taxa de mortalidade a rondar os 90 por cento.

O Comité de Emergência volta a reunir-se dentro de três meses, podendo verificar-se uma antecipação caso a situação o exija. 



Sem comentários:

Enviar um comentário