COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cooperativismo: Comitiva internacional visita Ministério da Agricultura

Representantes de países africanos, Portugal e Timor Leste conheceram acções de cooperativismo e associativismo agropecuário.


Representantes do movimento cooperativista de seis países visitaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília.

O grupo buscou conhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Denacoop/SDC) neste segmento.

Estiveram presentes enviados de Angola, Botsuana, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.

De acordo com Erikson Chandoha, diretor do Denacoop, parte do grupo já havia participado de encontro semelhante no mês de novembro, mas veio em busca de informações aprofundadas sobre os programas de cooperativismo do Mapa.

Chandoha salientou que “o futuro pertence àqueles que cooperam”, ao recepcionar os visitantes.

No encontro, foram apresentados de forma detalhada projetos como o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo (Pisacoop), o Programa de Profissionalização em Cooperativismo e Associativismo Rural (Proficoop), o Programa de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a juventude, entre outros.

Para o secretário Caio Rocha, da SDC, esse tipo de intercâmbio fortalece ainda mais as relações do Brasil com os outros países por meio do cooperativismo.

“Esses países, sobretudo os africanos, levam muito da nossa expertise agropecuária para aplicar em suas regiões”, afirma.

Para o secretário, o intercâmbio no setor é importante para que os produtores rurais melhorem seus conhecimentos, aprimorem sua cultura e aumentem sua renda.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário