O Primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, manteve esta quarta-feira, 3 de Dezembro, um encontro com o Presidente da República, José Mário Vaz, com o fim de prestar contas sobre os actos de governação.
«Dos elementos que trouxe hoje junto do Chefe do Estado, além dos pontos concretos e pontuais, falámos de facto que o Governo vai apresentar esta quarta-feira à Assembleia Nacional Popular a proposta do Orçamento Geral do Estado para 2015», disse Domingos Simões Pereira à PNN, à saída da reunião com José Mário Vaz.
Sobre o levantamento das medidas de segurança contra a propagação do ébola, o Chefe do Governo disse que falou «sobre os trabalhos que estamos realizar no sentido de efectivar a decisão de abertura das fronteiras, tendo em conta a situação epidemiológica do ébola. Expliquei que o relatório médico-técnico dá-nos conta de mais ou menos cinco dias para podermos cumprir as necessidades de reforço das nossas estruturas sanitárias ao nível das fronteiras, pois vamos cumprir a decisão dos Chefes de Estado da Comunidade dos Estados da África Ocidental, que foi tomada recentemente», acrescentou.
Domingos Simões Pereira disse ter informado o Presidente sobre o fim da missão do Contingente militar da Nigéria, em missão da ECOMIB na Guiné-Bissau, assim como a necessidade de o país se posicionar em relação à continuidade desta missão no país.
Sobre a exoneração e consequente nomeação do ministro da Administração Interna, Simões Pereira considerou justa a decisão tomada pelo Presidente da República, anunciando ainda para esta quarta-feira a entrega do nome ao Chefe de Estado, para efeitos de nomeação do substituto de Botche Candé.
Interrogado sobre as relações entre a Presidência e o Governo, Simões Pereira disse que são excepcionais mas admitiu pontos de vista diferentes em relação a certas matérias.
Sem comentários:
Enviar um comentário