COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Missão da UE recomenda reforço da prevenção da cólera

Membros do departamento de Ajuda Humanitária da União Europeia (ECHO) deslocaram-se à Guiné-Bissau de 19 a 23 de Agosto e concluíram que as medidas têm sido "insuficientes para acabar com a epidemia", que persiste desde 2012.



Segundo os números da ECHO, no último ano foram registados 4.103 casos de cólera e 44 pessoas morreram na Guiné-Bissau "devido à falta de cuidados adequados", refere a organização em comunicado.  

A última vaga da epidemia no país foi assinalada na região de Tombali, descrita como "uma comunidade isolada, com acesso limitado aos centros de saúde". 

Embora o número de casos "permaneça limitado", o chefe de missão, Jean-Louis Mosser, considera que "é necessário intensificar as medidas preventivas, porque a chuva pode fomentar a rápida propagação da doença". 

    A época das chuvas ocorre anualmente entre Junho e Outubro. 

A União Europeia "continua a acompanhar de perto a situação", refere a ECHO, com apoio a acções juntos da população para que tenham cuidados com a higiene e desinfecção da água, entre outros, que podem ajudar a estancar a doença. 

A estratégia mais vasta engloba a sub-região da costa Oeste Africana e está também centrada em "encontrar respostas rápidas para tratamento de casos epidémicos de Cólera", numa zona onde a doença "dispõe de meio fértil para se propagar".  

Em 2012, a UE concedeu financiamento à UNICEF e já este ano apoiou a Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir e melhorar as condições de higiene e de saneamento em áreas de alto risco, assim como para tratamento de casos epidémicos. 

"Nos últimos dez anos, a epidemia de Cólera tem estado a aumentar na África Ocidental, com cerca de 100 mil pessoas directamente afectadas pela doença e milhares de mortes registados anualmente", conclui a missão da União Europeia. 

A cólera é uma doença causada por uma bactéria que se multiplica no intestino humano e, entre outros sintomas, provoca diarreia.   

A doença afecta apenas os seres humanos e a transmissão é feita principalmente através de água contaminada com dejectos fecais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário