COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 26 de abril de 2014

Oficina de iluminação cénica em Bissau no âmbito de projecto europeu

A Cena Lusófona e a AD - Acção para o Desenvolvimento, em colaboração com o Centro de Intercâmbio Teatral de Bissau e com o apoio do Centro Cultural Franco Bissau Guineense, organizam entre 5 e 9 de Maio de 2014 uma oficina de iluminação em Bissau. 


A formação é dirigida pelo iluminador português António Rebocho, do Centro Dramático de Évora, e ocorre no âmbito do projecto P-STAGE - IV Estágio Internacional de Actores. Tem como destinatários os elementos dos grupos de teatro da cidade, que podem inscrever-se até 2 de Maio.

A oficina decorre em paralelo com a apresentação em Bissau, também no Centro Cultural Franco Bissau Guineense, do espectáculo "As Orações de Mansata", de Abdulai Sila, produzido no âmbito do projecto P-STAGE.
Este projecto é uma parceria entre a Cena Lusófona, a AD (Guiné-Bissau) e o Elinga Teatro (Angola), tendo como associados o CIT São Tomé, o CIT Bissau, a Sol - Movimento de Cena (Salvador, Brasil), A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga (Portugal) e o Theatro Circo de Braga (Portugal). É desenvolvido no âmbito do Programa ACP (África, Caraíbas e Pacífico)-UE de apoio aos sectores culturais ACP, executado pelo Secretariado do Grupo dos Estados ACP e financiado pela União Europeia. Inclui a realização de três oficinas para actores nos países africanos envolvidos e a construção de um espectáculo com actores portugueses, brasileiros, angolanos, guineenses e são-tomenses, que estreou em Portugal em Outubro de 2013 circula agora pelo espaço da CPLP. Paralelamente, a iniciativa prevê a realização de um documentário e de três oficinas de iluminação cénica, a segunda das quais tem lugar agora.

A AD - Acção para o Desenvolvimento tem sido o principal parceiro da Cena Lusófona na Guiné-Bissau e associa-se uma vez mais às actividades da associação, co-organizando as iniciativas que aqui têm lugar. O CIT Bissau é um dos principais resultados das colaborações que a AD e a Cena Lusófona vêm mantendo ao longo dos anos e tem como objectivo principal apoiar os grupos teatrais de Bissau através do intercâmbio com outros grupos e instituições de diferentes países, em particular no seio da CPLP.



Sem comentários:

Enviar um comentário