COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Timor Leste vai assumir a presidência da CPLP em Junho

Timor Leste vai assumir, em Junho, a presidência da organização comunitária da CPLP, dispondo, já, de um plano de cooperação multilateral na área da ciência e tecnologia, informou o ministro da Ciência e Tecnologias de Moçambique, Luís Pelembe, durante a VI Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O documento é, basicamente, um instrumento que vai coordenar a cooperação entre os estados-membros desta comunidade, nos domínios do ensino superior, ciência e tecnologia. Neste sentido, o plano integra, entre outros pontos, a formação e capacitação de recursos humanos, em várias áreas de interesse dos países.

“Viemos fazer a última reunião ordinária da presidência de Moçambique na CPLP. Vamos aprovar o plano estratégico, fechando com chave de ouro o exercício da presidência moçambicana”, assinalou Pelembe.

As áreas da ciência e tecnologia só começaram a integrar um plano estratégico, no seio da CPLP, em 2013, durante a reunião extraordinária em Maputo.

Deve destacar-se, ainda, que a presidência da CPLP vigora durante dois anos, passando, após esse período, para outro estado-membro. Assim, no próximo mês de Junho, Moçambique vai ser substituído por Timor Leste, no referido cargo, durante uma reunião (em Díli), na qual também se discutirá a adesão da Guiné Equatorial como membro pleno da CPLP.


Sem comentários:

Enviar um comentário