COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Luta contra o tráfico de madeira no Senegal

Todos os anos, Senegal perde 40 000 hectares de floresta, especialmente na região de Casamance, onde o tráfico de madeira aumentou. Para resolver isso, o presidente senegalês, Macky Sall anunciou uma série de novas medidas em 24 de Julho de 2015.


Considerado corajoso por organizações ambientais, estas medidas incluem a suspensão imediata e nacional de emissão de licenças de madeira; a mobilização de forças de defesa e de segurança; o recrutamento de 400 funcionários para o Departamento de Águas e Florestas; e novas penas mais rigorosas para os infractores.

Desde o início, no entanto, a aplicação destas medidas em Casamance parece ser mais difícil do que o esperado.

A análise neste ISS Hoje é baseado em pesquisa de campo realizada em Casamance em março de 2015, entrevistas por telefone em agosto. Casamance, que inclui as regiões de Ziguinchor, Kolda e Sédhiou, está localizado no sul do Senegal. A área é o lar de reservas florestais mais importantes do país, e é um dos principais contribuintes de combustível de madeira (que inclui lenha, lascas e serragem) e madeira macia. Este setor também é extremamente importante do ponto de vista do emprego.

Além da exploração madeireira legal, as florestas de Casamance também têm visto uma grande quantidade de extracção ilegal de madeira. De acordo com o Departamento de Águas e Florestas de Ziguinchor, Casamance perde dezenas de hectares de florestas todos os anos para a exploração ilegal e abusivo.

Em 4 de agosto, a Agência de Notícias do Senegal anunciou que 20 000 troncos de árvores registados ilegalmente foram recentemente descobertas em Casamance. Este número não inclui os milhares de árvores derrubadas ilegalmente de Casamance que são traficadas para o norte para os países vizinhos e China.

Na verdade, a exploração ilegal das florestas de Casamance tem crescido a uma intrincada rede de tráfico internacional de madeira. Isso acontece principalmente nas áreas que fazem fronteira com a Gâmbia e envolve a população local, algumas facções do Movimento das Forças Democráticas de Casamance (MFDC) e alguns cidadãos gambianos. As florestas do distrito de Sindian, e os departamentos de Bounkiling e Medina Yoro Foula, que fazem fronteira com a Gâmbia, são os mais afectados. Este tráfico é acreditado para ser alimentado em grande parte pelos operadores de serrarias chineses em Gâmbia.

Este tráfico também parece estar ocorrendo, embora em menor medida, no sul do Casamance - particularmente na fronteira com a Guiné-Bissau. Logging é ilegal nas florestas de Bissine e Bayottes, localizadas em Ziguinchor, mas eles parecem ser os mais afectados. Apenas as florestas localizadas em Oussouye, que são usados ​​como local de adoração por a grande maioria dos animistas em Casamance, foram poupados - pelo menos por agora. As madeiras são direcionados principalmente teca, vene e caïlcédrat.

Há três principais razões para o agravamento desta situação. A primeira está relacionada com a insegurança causada pelo conflito armado, que começou em 1982, entre o MFDC eo exército senegalês. A luta, os grupos rebeldes e minas terrestres resultaram no deslocamento generalizado da população local. A presença limitada do governo nessas áreas, que foram abandonadas pela população, é uma importante força motriz do desenvolvimento do tráfico de madeira.

O segundo factor é a falta de recursos e capacidade dos funcionários do governo. O Departamento de Águas e Florestas, que é encarregado de proteger o meio ambiente, muitas vezes não tem os recursos humanos e materiais necessários para realizar sua missão. Por exemplo, há apenas um funcionário Água e Florestas responsável pela vigilância do distrito de Sindian. Contínua insegurança, resultante do conflito na área, muitas vezes impede que esses agentes de supervisionar áreas perigosas.

O terceiro factor está relacionado com a situação sócio-económico em deterioração na região. Isto foi em parte causado pelo conflito armado. As regiões de Ziguinchor, Kolda e Sédhiou estão entre os mais pobres no Senegal e tem uma taxa de desemprego que supera a média nacional. Para uma grande parte da população, a exploração madeireira ilegal é, portanto, a principal fonte de receita. Para cada 30 registos entregues, um jovem envolvido em este tráfego pode receber uma motocicleta, que é muitas vezes usado como um táxi.

As consequências da exploração madeireira ilegal já estão sendo sentidos. Padrões de chuvas interromperam e erosão do solo resultaram em rendimentos da colheita ruim, que contribuem para o crescimento da pobreza. Esta situação é um factor importante que contribui para um êxodo longe dessas áreas rurais, e tem levado os jovens, especialmente para contemplar a imigração ilegal.

Além disso, o actual esgotamento dos recursos florestais tem, às vezes, sido uma fonte de conflito. Além das tensões entre os oficiais de serviços técnicos e criminosos, bem como entre agricultores e pastores, aldeias também pode competir com o acesso aos recursos. A escassez de recursos florestais poderia aumentar esses conflitos.

Neste contexto de insegurança, a pobreza, os serviços estatais e inadequadas a apatia dos países vizinhos, as medidas anunciadas pelo Presidente Sall vai ser difícil de implementar.

Em primeiro lugar, a suspensão da emissão de licenças de corte pode levar a uma perda de postos de trabalho em serrarias e carpintaria. Este, por sua vez, poderia abastecer o tráfico em curso. O sector deve voltar a ser organizado em colaboração com os madeireiros, e autoridades senegalesas devem fornecer planos para garantir uma renda para aqueles que poderiam perder seus empregos.

Em segundo lugar, enquanto a decisão do governo de aumentar o pessoal do Departamento de Águas e Florestas é louvável, o valor dos recursos humanos adicionais serão limitadas sem o equipamento necessário. Um ataque recente em um guia e um guarda de segurança na floresta de Medina Yoro Foula por traficantes armados é um exemplo.

Além disso, a colaboração com as autoridades gambianas e Guiné-Bissau continua a ser fundamental para reforçar o controlo das fronteiras, e para melhor regular a exportação de madeira para esses países.

Finalmente, a nova estratégia da Sall só será eficaz em um ambiente pacífico e seguro. Por uma questão de urgência, o tráfico de madeira devem ser incluídas nas discussões com os grupos rebeldes durante as negociações de paz em curso. O objectivo seria o de evitar possíveis confrontos armados que poderiam pôr em perigo o processo de paz.

Meios militares e legal por si só não será suficiente para impedir o tráfico de madeira. O sucesso de novas medidas de Sall vai depender muito da melhoria das condições sócio-económicas para a população local, o reforço dos serviços do Estado, a cooperação com os países vizinhos e as mudanças na situação de segurança.

(por: Paulin Maurice Toupane, Pesquisador Junior, prevenção de conflitos e de riscos)
 
(foto da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário