COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 6 de junho de 2015

E Você ?

Lucineida Fonseca ou simplesmente Luci como é conhecida, nasceu na Ilha de S.Nicolau, mas muito cedo mudou-se para a Ilha do Sal. Aos 12 anos viajou com a família para os EUA, onde completou o liceu e se formou em História.

 
Após ter concluído a referida formação, foi na área de análises económicas que fez o seu percurso profissional. Confessa que não obstante as enriquecedoras experiências que obteve na China, seu coração esteve sempre voltado para Cabo Verde.

Disse-nos que “queria dar o seu contributo para o desenvolvimento do país”. Foi assim que, em 2010, regressa para a “terra-mãe” e começa a trabalhar no desenvolvimento comunitário a nível do investimento, através da African Development Foundation (ADF). Volvidos três anos, muda-se para o Governo, nomeadamente para o Gabinete do 1º Ministro, no Centro de Políticas Estratégicas.

Em 2013, ingressa no Curso de Liderança promovido pelo Instituto Pedro Pires, curso este que caracteriza como sendo diferente e inovador, porque consegue albergar três vertentes importantes: Liderança, Desenvolvimento e Inovação. Define-o, ainda, como um curso que prioriza a abordagem técnica e detalhada de áreas transversais e cruciais do desenvolvimento de Cabo Verde, em simultâneo com dinâmicas inter-pessoais.

Relata que a formação ajudou-a a abandonar o sistema que denomina de “auto-piloto” e reconhece que embora não seja um sistema saudável, é, no entanto, muito cómodo. Por isso, ressalta também que um dos focos da formação é a consciencialização dos erros e defeitos, e a necessidade do aperfeiçoamento contínuo e diário. Luci é curadora-fundadora do hub da Global Shapers Community da cidade da Praia, uma iniciativa existente em mais de 100 países. É uma rede de pessoas que querem promover uma mudança ou um impacto nas suas comunidades e no mundo.

A Global Shapers é responsável pelas campanhas “Nha livru, Nos livru” e “Adota um Skola”, e mensalmente promove o “Sunset com a Liderança”; uma conversa tranquila com diferentes actores da sociedade cabo-verdiana que, no seu campo de actuação, são autores/promotores de mudanças. Neste momento, encontra-se na cidade do Cabo, na África do Sul, a participar no Fórum Económico Mundial África 2015.

O Instituto Pedro Pires para a Liderança perguntou à Luci se se considera uma líder. Ela foi categórica e respondeu assim: “tento promover mudanças!”. E você, tem promovido mudanças?

(in: Instituto Pedro Pires para a Liderança)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário