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Joseph Pulitzer

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

África: Controlo das concentrações na África

Muitos países africanos adoptaram legislação direito da concorrência, a fim de melhorar as condições de mercado e atrair investidores.


Estes regimes diferentes de um país para outro, dependendo de história, a cultura, o desenvolvimento económico do país, e se o seu sistema legal é baseado na lei comum ou de direito civil. Enquanto a maioria dos regimes de concorrência africanos contêm regras que abordam práticas anti competitivas (como práticas concertadas, abusos de posição dominante e auxílios estatais desleal), a legislação nem sempre prever um regime de controlo das concentrações.

A maioria dos regimes de concorrência foram introduzidas nos últimos 15 anos, e alguns ainda estão em um estágio inicial de desenvolvimento. Alguns continuam a exigir a aplicação das regras e instituições a serem introduzidas, a fim de ser totalmente eficaz.

Vários países africanos formaram comunidades regionais que têm tarefas supranacionais, como a promoção de áreas de livre comércio e do desenvolvimento de uniões monetárias ou aduaneiras. Algumas dessas organizações também têm o poder de controlar as fusões e concentrações que ocorrem no território dos seus Estados membros.

Do ponto de vista do controlo das concentrações, as organizações regionais mais importantes são a Communauté Economique et de l'Afrique Monétaire Centrale (CEMAC), o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), e da União Econômica e Monetária Ouest Africaine (UEMOA):

CEMAC inclui Camarões, República do Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africano e no Chade.

COMESA inclui Burundi, República Democrática do Congo, Egipto, Eritreia, Etiópia, Quénia, Líbia, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Ruanda, Sudão, Suazilândia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

UEMOA inclui Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Como resultado das diferentes culturas jurídicas entre os seus membros respectivos estados, os regimes de controlo das concentrações impostas por essas organizações têm diferentes âmbitos e bases conceituais. Eles diferem de um ponto de vista processual em se existe controle voluntário ou obrigatório, autoridades regionais ou tribunais encarregados do controle e fiscalização prévia ou posterior das concentrações. Eles também diferem, em substância, em relação a limites, critérios de controle, remédios e sanções. Às vezes até mesmo dentro da mesma organização regional, as legislações nacionais de controlo das concentrações de seus Estados membros são baseadas em conceitos totalmente diferentes.









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