COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

UE apoia a prevenção e luta contra a Ébola na G-Bissau

A Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau acaba de assinar o "Projecto de reforço da prevenção, da preparação e da resposta na luta contra a Ébola na Guiné-Bissau".


Este projecto, que tem uma duração de um ano, abrange todo o território do país e conta com um financiamento de 743 milhões de Francos CFA, conferido a 75% pela União Europeia e a 25% pela UNICEF, que é também encarregada da sua execução.

A Guiné-Bissau, apesar de não ter casos de persoas infectadas pelo vírus da Ébola, ainda corre o risco de desenvolver uma epidemia como se verificou em alguns países da sub-região. Para prevenir o risco de uma epidemia de Ébola no pais, preparar e poder dar uma resposta adequada, o Governo da Guiné-Bissau já desenvolveu um plano de prevenção e de acção adequado.

Nesse sentido, a União Europeia está a apoiar vários programas na área da saúde na Guiné-Bissau, que integram também acções de prevenção da Ébola. Por sua vez, a UNICEF já iniciou actividades de prevenção em conjunto com as autoridades e demais parceiros. Conscientes porém que os desafios são ainda grandes, a União Europeia e a UNICEF decidiram unir os seus esforços na luta contra a ameaça da Ébola e estabeleceram este Projecto, que co-financiam.

O Projecto permitirá a continuação das acções de prevenção desenvolvidas pela UNICEF em 2014 e também de incluir actividades de preparação e de resposta face a eventuais casos de Ébola que se possam verificar nos próximos meses. Para assegurar uma boa execução, a UNICEF estabelecerá parcerias com os Ministérios da Saúde e da Comunicação Social, o INASA, os órgãos da comunicação social, a Organização Mundial da Saúde e as ONG guineenses e internacionais.
Entre as actividades do Projecto, destacam-se em particular as seguintes:
- Elaboração e execução de campanhas de prevenção;
- Compra e instalação dos equipamentos de higiene e saneamento;
- Apoio às equipas de resposta rápida deslocadas no terreno;
- Apoio psico-social e nutricional aos eventuais doentes e às suas famílias;
- Pesquisa e seguimento dos contactos epidemiológicos e apoio às equipas encarregadas de organizar funerais dignos e seguros.

É importante de realçar que o conjunto das actividades do Projecto está integrado no supramencionado Plano do Governo da Guiné-Bissau.
Através deste projecto, a União Europeia afirma mais uma vez o seu constante compromisso com a melhoria das condições da saúde dos cidadãos guineenses, em conformidade com as prioridades definidas no programa do novo Governo democraticamente eleito.

Tendo em conta as consequências negativas que uma eventual epidemia de Ébola poderia causar na conjuntura actual do pais, a União Europeia quer apoiar de forma útil as autoridades do país nos seus esforços para assegurar a estabilidade necessária para relançar a economia e desenvolver o capital humano de forma sustentável e inclusiva.

A frase "prevenir é melhor que curar" faz uma vez mais sentido. Para a União Europeia, apoiar uma estratégia de prevenção e preparação eficaz face à ameaça da Ébola é a melhor maneira de evitar a grave crise sanitária que afecta alguns países da sub-região.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário