Monitoramento de Educação para Todos Relatório Global de 2015 (EPT), desenvolvido pela UNESCO para avaliar o andamento das seis metas estabelecidas há 15 anos, no Fórum Mundial de Educação, indica que a educação para alcançar a qualidade é globalmente precisa de 4 milhões de professores em todo o mundo.
Alcançar a qualidade da educação foi o último e talvez o mais desafiador dos objectivos estabelecidos pelos 164 países reunidos no Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar City, em 2000. Hoje, 15 anos de presente data, Unesco divulga Relatório de Monitoramento de Educação para Todos documento global (EPT) que contém uma análise detalhada do que aconteceu a cada um dos objectivos.
No que diz respeito a qualidade da educação acima mencionado, o organismo internacional indica que, embora a expansão do acesso não implica a automática melhoria da qualidade de ensino, é possível conciliar esses dois fatores e, assim, aumentar o número de vagas e níveis de aprendizagem.
Entre os fatores que contribuíram para a melhoria da educação na última década, o relatório destaca a implementação de avaliações de aprendizagem nacionais em vários países. Estima-se que entre 2000 e 2013, 1.167 dessas avaliações foram aplicadas, em comparação com 283 na década de 90.
De acordo com os peritos da Unesco, através deste crescimento mais dados são fornecidos para as nações poderiam investir mais precisão e eficiência, por exemplo, na inovação de materiais didácticos e orçamento abordando as áreas mais vulneráveis.
Apesar desses avanços, ainda há enormes desafios a enfrentar, especialmente quando se trata de estabelecimentos de ensino. O número de alunos por professor no ensino primário é um dos fatores que seja identificado como o mais diverso, embora 121 dos 146 países que forneceram dados conseguiu reduzi-lo.
Enquanto na Europa e na América do Norte há um professor para cada 14 alunos, a situação na África Subsariana é alarmante, uma vez que a média de alunos por professor chega a 42. Na América Latina, o número é de 23 alunos por professor.
A partir do relatório da UNESCO que, para mudar essa situação, seria necessário treinar educadores cerca de 4 milhões a mais no mundo, 63% delas na África.
Neste sentido, é necessário colocar uma ênfase especial sobre o aumento do número reduzido de professores do ensino primário qualificado, especialmente em países como a Guiné-Bissau, onde apenas 39% dos professores deste nível de cumprir os requisitos para jogar esta profissão . Melhoria dos salários e criação de planos de carreira são as melhores opções que os governos podem tomar para preencher esta lacuna.
Ele também não deve perder de vista a importância de reforçar os materiais de ensino, melhorar a estrutura da sala de aula e aumentar o tempo que os alunos passam na escola.
É necessário explorar o potencial que você tem dispositivos móveis como ferramentas sob medida para a educação, uma vez que demoliu barreiras tecnológicas, e com quase o mesmo desempenho de um computador, custam menos e não exigem muita infraestrutura.
(fonte: UNESCO)
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