COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 6 de dezembro de 2015

A mitologia económica chinesa em África

OHANNESBURG, África do Sul - Papai Noel chegou cedo na África do Sul - em um jacto chinês. Esta semana, o presidente chinês, Xi Jinping assinado vários acordos de negócios e trouxe ofertas de bilhões de dólares em novas subvenções, empréstimos, créditos à exportação, e os fundos de investimento como os líderes africanos reuniram-se para o sexto Fórum de Cooperação China-África, uma extravagância trienal que mostra o desenvolvimento e a segurança questões de interesse para os líderes chineses e africanos.


Não surpreendentemente, segunda visita presidencial de Xi para a África, que também incluiu uma parada em Zimbabwe, recentrou a atenção sobre o papel acrescido da China no continente. A história tem dominado as ondas e foi espirrado através broadsheets em todo o mundo. Mas, como é frequentemente o caso com cobertura China-in-África, muito do que deve vir com uma etiqueta de advertência: Consumir com um grão de sal. Aqui estão cinco das mais perigosas - e persistentes - mitos sobre o envolvimento da China em África que são reciclados de forma confiável pela imprensa.

O primeiro - e mais prejudicial - mito é que a China está na África apenas para extrair recursos naturais. Não há dúvida de que vastas dotações de recursos naturais do continente são um grande atractivo para as empresas chinesas - assim como eles são para gigantes de petróleo e minerais ocidentais como a Shell, ExxonMobil e Glencore. No entanto, mesmo em países ricos em petróleo como a Nigéria, isso está longe de toda a história. Só em 2014, as empresas chinesas assinaram mais de $ 70000000000 em contratos de construção em África que renderão infra-estruturas vitais, oferecem empregos e impulsionar o conjunto de habilidades da força de trabalho local.

As empresas de tecnologia também têm feito muito para acelerar o desenvolvimento local. Mais de uma década atrás, a empresa de telecomunicações chinesa Huawei estabeleceu sua escola Oeste Africano formação na capital nigeriana, Abuja. Desde então, tem sido aperfeiçoar as habilidades de engenheiros locais que estão rolando as redes de telefonia celular que sustentam a revolução das telecomunicações de África. A história é a mesma em outros sectores: Nossa equipe China Research Initiative África na Universidade Johns Hopkins, que procurou mapear o envolvimento da China e analisar o seu impacto, encontrou fábricas chinesas na Nigéria empregando nigerianos e produção de materiais de construção, lâmpadas, cerâmicas, e aço a partir de navios salvados. Como um oficial nigeriano me disse em uma entrevista de 2009, "Os chineses estão tentando se envolver em todos os sectores da nossa economia."

Um segundo mito
gira em torno da extensão do envolvimento chinês no continente. Observadores muitas vezes exageram dramaticamente o escopo de financiamento chinês oficial - empréstimos e ajuda - se comprometeram a África e outros países em desenvolvimento. Concedido, os chineses não são muito transparentes sobre esses fluxos financeiros. Considerando que os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que consiste principalmente de países desenvolvidos, relatam seus compromissos anuais, a nível de país de empréstimos e ajuda, os chineses não. Pequim, no entanto, publicar dados agregados a cada poucos anos - e eles são menores do que alguns dos relatórios fôlego poderia sugerir. Entre 2010 e 2012, a ajuda oficial chinesa cresceu rapidamente, mas o total ao longo desses três anos veio apenas $ 14400000000 globalmente.

Compare isso com a Rand Corporation estudo 2013 que tentou estimar a ajuda chinesa através da agregação de relatos da mídia. A figura autores do estudo surgiu foi $ 189.300.000.000 para 2011 sozinho. Queria saber o que eles contaram? Uma história de mídia incluído como um compromisso de ajuda chinesa em seu estudo oferece um exemplo particularmente flagrante de sua metodologia inadequada: Em 2010, a publicação de negócios Tendersinfo News informou que um grupo de empresários chineses assinaram 22 acordos no valor de $ 250.000.000 em um fórum de negócios egípcio. Deixando de lado o fato de que apenas uma pequena percentagem de memorandos de entendimento como este nunca resultar em projectos reais, a ideia de que tais acordos seriam de qualificar os compromissos de ajuda como chineses é um absurdo.

Pesquisadores do Instituto de Investigação Japan International Cooperation Agency feito um esforço mais rigoroso para estimar o volume da ajuda ao desenvolvimento chinês. Ao contrário dos pesquisadores Rand, eles descobriram que a ajuda só pode incluir os tipos de coisas que a China, o Japão e outros países doadores classificam como assistência oficial ao desenvolvimento - por exemplo, as subvenções e empréstimos bonificados. A estimativa para a ajuda chinesa em 2011 foi de modestos US $ 4,5 bilhões.

Outro exemplo igualmente surreal da inflação compromisso era o bizarro 2013 história de um jornal de Hong Kong que a China havia supostamente prometeu 1000000000000 $ em finanças para a África em 2025, com 70 a 80 por cento deste valor vindo da China Export-Import Bank. Quando o relatório apareceu, o banco chinês tomou o passo incomum de publicar uma negação on-line e até mesmo ação legal alegadamente ameaçados. No entanto, a história continua a circular. Que a figura era no reino da fantasia é clara: Alcançar esse objectivo exigiria algum 83000000000 $ por ano. Embora os bancos chineses estão cada vez mais activos na África, nosso banco de dados de empréstimo chinês mostra que o total de seus compromissos financeiros nos últimos anos têm sido de aproximadamente US $ 10 bilhões anualmente. Mesmo este nível de financiamento tem sido difícil de desembolsar em países preocupados com o aumento da dívida. Em 2014, por exemplo, essas preocupações levaram Gana para cancelar a metade de um 3000000000 $ empréstimo facilidade assinou três anos antes com o Banco de Desenvolvimento da China.

Um terceiro mito persistente é que as empresas chinesas empregam principalmente seus próprios nacionais. Em julho passado, quando o presidente Barack Obama disse a um grupo de embaixadores africanos na Etiópia que "as relações económicas não podem ser simplesmente sobre a construção de infira-estrutura dos países com mão de obra estrangeira," todos sabiam que ele estava apontando o dedo à China. Mas foi esta uma descrição exacta das práticas comerciais chinesas? Em um pequeno grupo de países ricos em petróleo com os sectores de construção caros - incluindo Argélia, Guiné Equatorial e Angola - governos não permitem que as empresas de construção chinesas para importar os seus próprios trabalhadores da China. Mas em outras partes da África, a pesquisa é clara: A grande maioria dos empregados em empresas chinesas são contratações locais. Académicos baseados em Hong Kong Barry Sautman e Yan Hairong pesquisadas 400 empresas chinesas a operar em mais de 40 países africanos. Eles descobriram que, enquanto a gestão e cargos técnicos seniores tendiam a permanecer chinês, mais de 80 por cento dos trabalhadores eram local. Algumas empresas tinham localizado, tanto quanto 99 por cento de sua força de trabalho.

A nossa própria investigação na Etiópia constatou que cerca de 4.800 etíopes eram empregados da empresa chinesa que construiu luz projecto ferroviário urbano da Etiópia. Outras 4.000 etíopes trabalhou na Huajian, um sapato fábrica chinesa perto da capital de Addis Ababa. Em ambos os casos, alguns trabalhadores locais foram ainda enviados para a China para formação em gestão. Essas práticas fazem sentido económico para as empresas chinesas. A fim de trazer os trabalhadores da China, teriam de pagar salários muito mais elevados, além de pagar a passagem aérea, acomodação e alimentação. Há certamente muitas tensões em torno worksites chineses em África, mas eles tendem a resultar de disputas sobre salários e condições de trabalho - não se postos de trabalho existentes para os moradores.

Um quarto mito de que não se vai longe é que a ajuda e financiamento chinês é em si um veículo para fixar concessões de petróleo e direitos de mineração. Como Richard Behar escreveu em um artigo de 2008 na Fast Company, China financia "hospitais, condutas de água, barragens, ferrovias, aeroportos, hotéis, estádios de futebol, prédios do parlamento - quase todos eles ligados, de alguma forma, para a China ganhar acesso à matéria- materiais. "O estudo Rand Corporation acima referenciada semelhante sugeriu que a China" recebe uma oferta alargada de produtos de recursos esperados como vingança "pela sua ajuda. A Congressional Research Service 2009 relatório concluiu: "ajuda externa da China é impulsionada principalmente pela necessidade de recursos naturais."

No entanto, no início deste ano, um grupo de pesquisadores que realmente rastreados compromissos de ajuda chineses relataram que a aquisição de recursos naturais não explicar o padrão. O nosso próprio banco de dados ainda tem de descobrir um caso em que a ajuda chinesa foi directamente trocado por uma concessão mineira ou óleo. Apenas um negócio bem conhecido chega perto de se assemelha a esta prática. Em 2007, o governo da República Democrática do Congo e duas empresas de construção chinesas fundou uma joint venture para trazer uma mina de cobre moribunda de volta à vida. Eles, então, negociado com a China Export-Import Bank para garantir um empréstimo de taxa comercial $ 6 bilhões, que garanta o reembolso de lucros futuros da mina. O empréstimo, que mais tarde foi reduzido para US $ 3 bilhões, seria usado para financiar infraestrutura construída pelas duas empresas chinesas. Mesmo neste caso, no entanto, ficou claro que o principal interesse das empresas chinesas não foi acesso a riquezas minerais, mas encontrar uma forma de financiar os projectos de infraestrutura que eles queriam construir em um país com um histórico de crédito ruim.

Na maioria dos outros casos em que os bancos chineses têm exigido um fluxo seguro de renda para garantir grandes empréstimos na África, não havia minas chinesas operado ou poços de petróleo envolvidas. Por exemplo, o Gana garantiu um empréstimo de $ 562.000.000 para construir sua Bui Dam partir da China Export-Import Bank com cacau produzido por agricultores ganenses. Na mesma linha, ele garantiu o empréstimo de $ 3 bilhões de Banco de Desenvolvimento da China - o que mais tarde foi reduzido para metade - com as exportações de petróleo a partir de uma concessão que foi detida pela multinacional britânica Tullow Oil e outros parceiros não-chineses. Na República do Congo, China concedeu um empréstimo garantido por petróleo $ 1,5 bilhão, mas não tem ativos de petróleo. O petróleo é bombeado lá por empresas europeias Total e Eni.

O quinto e último mito é que a China tem um apetite insaciável pela terra Africano, e talvez até mesmo um plano para enviar grupos de camponeses chineses para plantar alimentos na África, que será então enviado de volta para casa. Em 2012, o economista-chefe do Banco Africano de Desenvolvimento chamado China a "maior grileiro" na África. Uma história amplamente divulgada alegado que a China tinha comprado metade da terra agrícola na RDC. Outros diziam que os chineses foram estabelecendo aldeias rurais em toda a África. Mas em um livro publicado em Novembro, minha equipe de pesquisa e eu examinou 60 histórias sobre investimentos agrícolas chineses, incluindo a da RDC. O hotel passou três anos fazendo trabalho de campo e realização de entrevistas em mais de uma dúzia de países para verificar os fatos - e fora de quase 15 milhões de acres que as empresas chinesas alegadamente adquiridos, encontramos evidências de menos de 700.000 acres. Os maiores fazendas chinesas existentes eram plantações de borracha, açúcar, e sisal. Nenhum foram cultivo de alimentos para exportação para a China. E, enquanto países como a Zâmbia agora hospedar como muitos como várias dezenas de empresários chineses que cultivam espécies e levantar frangos de mercados locais, não encontramos aldeias de camponeses chineses.

Como este de tomada de mito torna mais difícil de se concentrar em uma série de problemas muito reais que existem com a China-África de noivado, como a transparência de recursos, a certificação florestal sustentável e à protecção de espécies ameaçadas de extinção. Distraído por problemas imaginários como os descritos acima, a cooperação China-EUA sobre a África passou a um ritmo glacial. Indo além da mitologia pode fazer para um dia de notícias lento como Xi termina a sua visita à África do Sul, mas vai ajudar a criar uma base mais bem informado para o envolvimento ocidental com a China - na África e em outros lugares.
 (Por Deborah Brautigam)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário