Presidentes Muhamadou Buhari (Nigéria) e Alassane Ouattara (Cote d'Ivoire) foram eleitos em domingo presidentes da Autoridade da Bacia do Níger (NBA) e da Oeste Africano União Económica e Monetária (UEMOA), respectivamente. Ambos os líderes receberam os votos favoráveis para esses lugares em conferências dessas organizações sub-regionais realizadas nesta cidade, a capital económica de Benin.
De acordo com os regulamentos de cada organização, Buhari vai liderar a NBA, composto por nove países da África Ocidental, por dois anos, e Ouattara será o responsável pela UEMOA, que agrupa oito Estados, por um ano, podendo ser prorrogado.
Os membros da NBA são Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Níger e Nigéria; enquanto a UEMOA é composta por Benin, Burkina Faso, Senegal, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Togo, Mali e Níger.
A NBA é uma organização de cooperação internacional entre seus membros, que em Abril de 2008 em Niamey assinaram a Carta da Água da Bacia do Níger, um instrumento jurídico para o conhecimento, a governança, preservação, protecção, mobilização e utilização de seus recursos hídricos.
Por outro lado, a UEMOA é dedicado à integração económica de seus países membros, através do reforço da competitividade das suas economias e um mercado aberto, e ele é submetido a competição dentro de um ambiente jurídico racionalizado e harmonizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário