COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 30 de março de 2014

Os líderes da África Ocidental não chegaram a consenso sobre acordo comercial UE

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) inclui membros Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Libéria, Mali, Nigéria, Serra Leoa, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Guiné-Bissau, Senegal, Níger e Togo.

 


Os líderes da África Ocidental não chegaram a acordo para abrir suas economias ao livre comércio com a União Europeia em uma cúpula no sábado, depois dos pesos pesados ​​regionais Nigéria expressaram preocupações, colocando em risco uma década de negociações sobre um acordo.
 
As negociações sobre o Acordo de Parceria Económica (APE) parado há dois anos, depois que os países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) resistiu levantar barreiras tarifárias mais de temores de que elas poderiam esmagar indústrias nascentes incapaz de lidar com as importações europeias.
No entanto, um acordo em outubro para implementar progressivamente uma união muito atraso costumes do Oeste Africano colocar um possível acordo de volta aos trilhos, como a CEDEAO concordou em trazer as suas regras em linha com países como Gana e Costa do Marfim que têm acordos comerciais da UE livre.
Enquanto a cúpula aprovou um acordo de princípio, alguns Estados membros - em especial, Nigéria - expressou preocupações sobre questões técnicas, de acordo com o comunicado final.
 
O bloco estabeleceu um prazo de dois meses para eliminar remanescentes áreas de desacordo.
"Precisamos negociar um APE que é benéfico para a nossa sub-região e contribuirá para a prosperidade do nosso povo", disse o presidente de Gana, John Mahama, que assumiu a presidência rotativa do bloco na cúpula de dois dias.
"Nós só podemos fazer isso unidos como uma sub-região", disse ele.
 
De acordo com a EPA, a União Europeia poderia oferecer imediatamente a CEDEAO de 15 membros e não-membros estado Mauritânia pleno acesso a seus mercados. Em troca, a CEDEAO gradualmente abrir 75 por cento dos seus mercados - com os seus 300 milhões de consumidores - para a Europa ao longo de um período de 20 anos.
Negociações técnicas embrulhado no mês passado com a União Europeia que oferece um pacote de € 6500000000 (8940000000 dólares) nos próximos cinco anos para ajudar a ombro CEDEAO os custos de integração na economia global.
 
CEDEAO inclui membros Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Libéria, Mali, Nigéria, Serra Leoa, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Guiné-Bissau, Senegal, Níger e Togo.

Um caminho a seguir?

Líderes regionais foram para finalizar o negócio na reunião na capital da Costa do Marfim Yamoussoukro dias antes de uma cúpula entre países africanos e da União Europeia, em Bruxelas.
No entanto, de acordo com um funcionário que participou das negociações, Nigéria manifestaram persistente preocupação com o potencial impacto negativo do negócio em seu sector industrial se determinados produtos foram autorizados a entrada livre de tarifa para o seu mercado.
 
Falta de finalizar um acordo teria apenas um impacto limitado na maioria dos países da CEDEAO, que já beneficiam de pleno acesso ao mercado da UE como países de baixa renda.
Mas a Costa do Marfim e Gana, que enviar a maior parte de suas exportações - incluindo mais de cacau do mundo - para o risco de a Europa ser duramente atingida como seus acordos bilaterais provisórios expiram.
 
"O prazo para toda a sub-região é de 1 de Outubro e estamos a trabalhar para esse prazo. Nossa agenda é trabalhar para uma assinatura, por isso estou confiante", disse Jean-Louis Billon, ministro do Comércio da Costa do Marfim, à Reuters.
Costa do Marfim e Gana pode ser capaz de manter o acesso livre de tarifas para a Europa através do alargamento dos acordos existentes. No entanto, os dois países, ambos os gateways para as importações para a África Ocidental, tinha a esperança de usar a negociação dos APE para harmonizar as economias da região para promover uma maior integração.
A União Europeia, que expressou confiança a EPA iria receber a luz verde na cimeira, expressou cautela.
 
"Temos que analisar o caminho a seguir agora, e eles têm que olhar para o que eles querem", disse um oficial da UE.
"Há soluções. Esta é agora uma escolha política."

 

Sem comentários:

Enviar um comentário