COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 24 de março de 2014

Falta de segurança alimentar

FAO pede para acelerar a transformação e desenvolvimento económico em África.
A Conferência Regional para a África se concentra em pequenos agricultores e a agricultura familiar.



Tunísia, 24 de março - Apesar do progresso económico substancial e realizações na agricultura, a África continua a ser o continente onde a segurança alimentar é mais precária no mundo, com níveis relativamente baixos de produtividade agrícola, os baixos rendimentos rurais e altas taxas de desnutrição, a FAO disse hoje.

Enquanto a 28 ª Conferência Regional da FAO para África abre em Tunis, a Organização convida ministros da Agricultura Africano de acção para acelerar os investimentos e transformações em favor dos pequenos agricultores, especialmente os jovens e as mulheres.


África desde 1999 mostra um crescimento económico sustentado, acompanhado por uma melhor governação e indicadores de desenvolvimento humano.  Actualmente sete economias de mais rápido crescimento no mundo em cada dez estão na África, e do Fundo Monetário Internacional estima que o crescimento económico na África Subsariana será de 6,1 por cento em 2014.

Em 2000-2010, o PIB total anual de África cresceu a uma média de 4,8 por cento, contra 2,1 por cento na década anterior. Enquanto isso, a taxa de crescimento do PIB agrícola durante os mesmos períodos foram, respectivamente, de 3,2 por cento e 3 por cento.

O continente ganhou uma série de sucessos em vários campos da agricultura, a saber: aumento da produção de alimentos básicos , variedades melhoradas de banana Médio e África Central, variedades de milho de alto rendimento da África Oriental e Austral e os ganhos de produtividade no cultivo de algodão em Burkina Faso e Mali, e no cultivo de chá e floricultura na África Oriental.

" A questão é como os líderes africanos podem alavancar esses activos no desenvolvimento de políticas agrícolas e de impostos estáveis ​​incentivar o investimento em conformidade com os compromissos assumidos na Declaração de Maputo há 10 anos, e reforçar os mecanismos de governança e prestação de contas, que contribuem para uma aplicação mais sistemática das políticas e programas ", disse Bukar Tijani, Director-Geral Adjunto da FAO e Representante Regional para a África.

"Essas acções são fundamentais para iniciar a transformação da capacidade nacional para o crescimento e desenvolvimento agrícola apoiado e em larga escala. "

A Conferência irá promover a criação de condições favoráveis ​​para eliminar a fome no continente em 2025, concentrando-se principalmente na exploração do potencial da agricultura sustentável, da pesca, pecuária e silvicultura para fornecer emprego e renda para jovens, mulheres e homens africanos em busca de segurança alimentar e nutricional e as empresas de alimentos para aumentar a renda familiar.

A evolução da agricultura , alimentação e nutrição na África

A evolução da produção de alimentos per capita foi globalmente positiva nas últimas décadas. Em média , a produção agrícola na África aumentou em menos de 1 por cento ao ano, contra cerca de 2 por cento nos países em desenvolvimento. Se a África experimentou alta volatilidade dos preços dos alimentos, a produção de alimentos per capita cresceu em um ritmo constante ao longo dos anos e a variabilidade foi relativamente baixo em comparação com outras regiões, como a Ásia ou América Latina.

Mas apesar do progresso na redução da fome e da desnutrição na África nas últimas décadas, os níveis absolutos de fome e a desnutrição continuam a ser uma preocupação na África subsariana, disse a FAO.

Segundo suas estimativas , a taxa de pobreza na África, mostrou um ligeiro decréscimo de 56 por cento em 1990 para 49 por cento em 2010, deixando 388 milhões de pessoas em extrema pobreza e 239 milhões de vítimas de subnutrição crónica. A situação de segurança alimentar no Sahel e no Chifre da África continua especialmente preocupante.

Em 2012, a África fez o menor progresso na redução da pobreza. Segundo o Relatório de 2012 das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a África ficou abaixo ODM 1 sobre a pobreza em 41 por cento, contra 25 por cento para a Ásia do Sul e 61 por cento para a América Latina.

No entanto, onze países africanos já atingiram a meta do primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio de reduzir pela metade a proporção de pessoas com fome entre 1990 e 2015 (ver caixa contra). Três países - Djibuti, Gana e São Tomé e Príncipe - também alcançaram o objectivo ainda mais ambicioso Cúpula Mundial da Alimentação, em 1996, reduzir para metade o número de pessoas subnutridas.

(foto: web)

 
Criar condições favoráveis ​​ao investimento

Para competir com as importações em seus próprios mercados em crescimento doméstico e regional, os agricultores africanos e agro-indústrias irá melhorar a eficiência da cadeia de valor em todos os níveis, disse a FAO .

A organização observou que existe um vasto potencial para a aceleração da agricultura familiar e do agro-negócio na África como base para o sector da transformação e comercialização.

Com a rápida urbanização, a cerca de 40 por cento da população africana vive em cidades e consome cerca de 50 por cento do total de alimentos, o que aumenta a importância das cadeias de abastecimento alimentar rural-urbanas.

Os decisores políticos devem ver este mercado urbano como uma oportunidade, pelo menos, tão importante como o mercado de exportação, uma vez que, entre outras coisas, que é mais acessível às pequenas explorações familiares e empresas, a organização disse.

Muitos exemplos interessantes atestam o crescimento dinâmico das cadeias de abastecimento rural- urbanas e sistemas alimentares em todo o continente, a saber: teff moinhos de farinha que vendem mercados retalhistas de Adis Abeba; morrer painço no Senegal, com o aumento da oferta comercial de milho e milheto condicionado associada a produtos lácteos para o mercado de Dakar e para exportação , os frangos da cadeia de fornecimento na Nigéria urbano, Moçambique e muitos outros países africanos, dando origem a uma série de granjas locais e regionais, bem como o rápido crescimento de processadores de leite relacionados a pequenos agricultores no Quénia e na Zâmbia.

É preciso um esforço concertado para ajudar um maior número de agricultores familiares no acesso a recursos pobres para os insumos agrícolas , de crédito acessível, serviços de extensão rural e que lhes permitam tirar partido da crescente mercado crescimento. Além disso, programas inovadores de protecção social e de gestão de risco são necessárias para atender os problemas específicos de pequenos agricultores, disse a FAO.

Manter o ímpeto do CAADP

A fim de reforçar as contribuições da FAO para a implementação do Programa de Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP ), a nível nacional, regional e continental, a Organização lançou principais actividades em 2013 para fortalecer e alinhar a capacidade com as actividades do CAADP para o próximo biénio.

Em julho de 2013, a FAO trabalhou com a Comissão da União Africano e do Instituto Lula para organizar uma reunião de alto nível, em Addis Abeba (Etiópia), sobre o tema: "Rumo a um Renascimento Africano: uma parceria renovada para uma abordagem unificada para acabar com a fome na África em 2025 sob o CAADP . "

A Declaração Final da reunião de alto nível - aprovado em janeiro de 2014 Cúpula da União Africano - insta os líderes africanos para erradicar a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição no continente em 2025. O roteiro recomenda acção conjunta para integrar e implementar a " parceria renovada ", que serão executadas principalmente com recursos da FAO e apoiar os parceiros técnicos e de desenvolvimento.

Enquanto isso, o Fundo de Solidariedade Africano para a Segurança Alimentar foi lançado durante a 38 ª sessão da Conferência da FAO em junho de 2013. Ela tem actualmente 40 milhões para prestar apoio inicial para projectos realizados na República Centro Africano, Etiópia , Malawi, Mali e Níger. Até o momento, o financiamento principal foi fornecido pela Guiné Equatorial e Angola. O Fundo é um dos poucos mecanismos inovadores para a mobilização de recursos movidos por África para África .


A Conferência Regional da FAO para África, realizada de 24 de março para 28 em capital tunisina. Um total de 54 Estados-Membros Africano vão participar , trinta serão representados em nível ministerial. Além disso, vários países ( Alemanha, Áustria, China, Espanha, EUA, França, Itália, Índia, Países Baixos, República Dominicana, Reino Unido, Suécia, Suíça e da Santa Sé estará presente como observadores .


(Fonte: Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO))

Sem comentários:

Enviar um comentário