COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 30 de março de 2014

Cena Lusófona leva "As Orações de Mansata" a Espanha

 Depois da temporada em Coimbra a Cena Lusófona leva "As Orações de Mansata" na próxima semana em Bragança, seguindo-se Santiago de Compostela e Figueira da Foz.




"As Orações de Mansata", de Abdulai Sila, é a primeira peça de teatro editada da Guiné-Bissau. Inspirada em Macbeth, de Shakespeare, esta tragicomédia oferece um impiedoso retrato dos mecanismos de corrupção, luta pelo poder e violência que caracterizam vários regimes políticos em todo o mundo e têm marcado também a realidade guineense nas últimas décadas.

A busca das orações de Mansata, que supostamente darão aos seus detentores os poderes necessários para dominar o povo, desenrola-se num processo em que a traição, a tortura e a morte são reduzidas à banalidade.

O espectáculo é encenado por António Augusto Barros e conta com um vasto elenco multi-nacional, que integra actores angolanos, brasileiros, guineenses, moçambicanos, portugueses e são-tomenses.
São igualmente marcantes os contributos artísticos de João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia), Jarbas Bittencourt (direcção musical e música original), Zebrinha (movimento), Braima Galissa (kora) e Ana Rosa Assunção (figurinos).

O espectáculo é o resultado mais visível do P-STAGE – IV Estágio Internacional de Actores, um projecto de formação, criação e difusão teatral desenvolvido pela Cena Lusófona em parceria com diversas outras instituições nacionais e internacionais, apoiado pela União Europeia, através do programa ACP Cultures+.

O projecto teve início em 2012 e é uma parceria entre a Cena Lusófona, o Elinga Teatro (Angola) e a AD – Acção para o Desenvolvimento (Guiné-Bissau).
Numa primeira fase, foram realizadas três oficinas de interpretação, em Angola, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe. A partir dessas oficinas foram seleccionados sete actores africanos, que se juntaram a seis actores profissionais – quatro portugueses e dois brasileiros – para compor o elenco do espectáculo final.

"As Orações de Mansata" estreou em Coimbra em Outubro de 2013 e foi ainda apresentado, numa primeira digressão, em Braga, Évora e Campo Benfeito (Castro Daire).

Antes de partir para Bissau e Luanda, no próximo mês de Maio, o espectáculo despede-se da Europa com quatro sessões agendadas para o mês de Abril: Bragança (Teatro Municipal, dia 05); Santiago de Compostela, Galiza (Salón Teatro, dias 11 e 12) e Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos, dia 17).



Sem comentários:

Enviar um comentário